Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 15/10/2014 08:30 | Autor: Marcos Junior

Prefeitura distribui muda de abacaxi para produtores

A Secretaria Municipal de Agricultura de Jacarezinho em parceria com o Instituto EMATER está distribuindo 24 mil mudar de abacaxi para oito produtores (cada um recebeu 3 mil mudas). Além disto, também são entregues fertilizante 'super simples' e calcário para o início do cultivo.

"Numa parceria entre a Secretaria e o EMATER foram selecionados os produtores para introduzirmos o plantio de abacaxi. Após um estudo foi observado que a terra favorece este tipo de plantio e também a quantidade de fertilizante e calcário", argumenta a agrônoma Regiane Cristina Ramos.

Para o plantio deve saber que o preparo do solo deve ser no sistema convencional uma aração e duas gradagens. Deve-se evitar solos que tenham sido plantados com abacaxi na última safra. Não sendo possível, deve se fazer a incorporação do material ao solo, ou em áreas com histórico de alta incidência de pragas e doenças, faz-se a queima dos restos vegetais.

A agrônoma também ressalta a importância da parceria dos funcionários da Secretaria de Agricultura José Rubens Rocha e Adriano José Lopes, além do Secretário João Paulo Carretero, e a da EMATER, Thaís Maria  Coccia. "Quero parabenizar esta parceria que beneficiará vários agricultores neste novo cultivo para os agricultores de nossa cidade", argumenta o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio.

"A ideia surgiu durante uma visita a uma propriedade que cultiva abacaxi no município Barra do Jacaré, na ocasião o técnico da EMATER que orienta os agricultores do município, Antonio Carlos Rossin, relatou que a produção lá esta muito boa e os produtores estão animados com a atividade. Com esse mesmo intuito queremos incentivar os produtores a diversificarem seus plantios e introduzir novas culturas como o abacaxi, além das já existentes aqui. Nosso propósito é dar continuidade elaborando outros projetos como esse", finaliza a agrônoma Regiane Cristina Ramos.