Publicado em: 15/09/2014 13:00 | Autor: Centro da Juventude

Formatura no Centro da Juventude

As últimas décadas têm testemunhado profundas transformações sociais, econômicas e culturais, afetando as rotinas produtivas e as relações sociais, comerciais e trabalhistas em todo o mundo. Este novo contexto produziu novas desigualdades sociais que exigiram do campo das políticas públicas alternativas que enfrentassem o quadro de exclusão. No que se refere à juventude, é recente a inclusão desta temática na agenda política do Brasil e do mundo. As políticas públicas passaram a incluir as questões relacionadas à juventude, de forma mais consistente, por motivos emergenciais, já que os jovens são os mais atingidos pelas transformações no mundo do trabalho e pelas distintas formas de violência física e simbólica que caracterizam o século XXI (PRESIDÊNCIA, 2008, p. 5).

Partindo desta premissa, as ações executadas na atual administração de Jacarezinho, através da SMAS, vem executando no Centro da Juventude José Richa parcerias que valorizam o trabalho e autonomia do cidadão.

Desde a inauguração do CJJR, em maio de 2013, foram realizados 12 cursos de Qualificação Profissional em parceria com o SENAC, nas diversas áreas: Curso de Maquiador, De Manicure e pedicure, Operador de computador,Vendedor e Auxiliar de Recursos Humanos.

Neste ultimo dia 05 de setembro aconteceu a formatura de 6 cursos de Qualificação Profissional, estes cursos possuem uma carga horária mais extensa do que as oficinas e recebem uma bolsa auxilio( Pronatec)  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Durante a formatura dos alunos, o prefeito de Dr Sergio de Faria, falou sobre a importância de se qualificar a mão de obra local para assumir os postos de trabalho que estão surgindo no município. Ele também destacou o papel da sociedade nesse processo. "Toda cidade que cresce, só consegue fazer isso com um povo atuante", afirmou. Para o Secretário Municipal de Assistência Social, Sidnei Ferreira, também ressaltou a importância do espaço. "Estão sendo realizados diveros cursos de qualificação na unidade. Com isto, auxilia aos alunos numa geração de renda para o sustento de suas famílias", complementa.

A cerimônia foi aberta com uma homenagem a todas as pessoas que contribuíram para que os cursos fossem realizados no CJJR, o prefeito Dr Sergio, ao secretario da SMAS, Sidnei Ferreira, a equipe do SENAC, ANTENOR DE MATOS PINHEIRO - GERENTE EXECUTIVO, PATRICIA APARECIDA ZERGER - TÉCNICA DE RELAÇÕES COM O MERCADO e aos instrutores do Senac LEANDRO PAULINO MARTIN, JUNIOR CESAR ALEXANDRE - FABIANA MONTEIRO TONIAL TADDEI,  JOSSIARA VERONICA PADILHA FURTADOR ,- PAULO MYSZKO ,e OMIR BORGES DE OLIVEIRA JUNIOR , e também a toda equipe do Centro da Juventude José Richa.

Houve uma apresentação de violao com os alunos do CJJR, que fazem aulas de violão com o professor Carlos Roberto Marcolino, com a música  Sonhar de MC GUi. Após a entrega dos 80 certificados todos os alunos e familiares receberam um coquetel.