Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 15/09/2014 13:32 | Autor: Marcos Junior

Nota do IDEB sobe em Jacarezinho

Com o resultado da divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) demonstra que a nota de Jacarezinho subiu no resultado do Ministério da Educação (MEC). Mesmo sendo um crescimento tímido (de 5,3 para 5,4) demonstra que o investimento na área do prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, vem começando a gerar frutos, e a média municipal 5,4 é maior que a nacional 5,2.

"Estamos trabalhando para melhor atender aos profissionais da área de educação. Com isto, reflete na qualidade de ensino. Estamos investindo 33% da arrecadação nesta área importante", ressalta Dr. Sérgio. A lei obriga que seja investido 25%. "Estamos fazendo um levantamento para que possamos zerar o déficit", complementa.

A Secretária Beth Fagá diz que no ano passado quando junto com a ex-secretária Magda Nogueira assumiram a pasta, havia muita reclamação da comunidade escolar da questão de passar aluno automaticamente sem estar alfabetizada, para manter o crescimento do IDEB, inclusive a ordem nos anos anteriores era de que apenas 5%  doa alunos da escola podia reprovar o que prejudicou muito as escolas estaduais que recebiam alunos sem condições nenhuma de cursar o 6º ano. Assim, juntamente com toda a equipe de trabalho tomaram a decisão de reprovar todos os alunos no 5º ano que não estivessem alfabetizados. Nesse sentido, sabiam que a decisão poderia refletir no IDEB, pois o índice de reprova poderia baixar a média final do IDEB; mas a surpresa é que mesmo com a decisão tomada o IDEB aumentou, pois a qualidade do ensino aumentou também, possibilitando a média obtida. Outro cuidado tomado foi não permitir que os alunos com déficit de aprendizagem prosseguir sem estar devidamente avaliado pelo setor responsável de avaliação Psicoeducacional, pois logo que assumiram tiveram que avaliar vários alunos que haviam sido aprovados para o 6º ano sem documentação. Nesse contexto, como entendemos que os alunos são do município, prontamente atendemos as solicitações dos diretores que nos procuraram. Somos comprometidos e apaixonados pela Educação, o que possibilitou esse resultado. Dessa forma, parabenizo todos os professores, coordenadores e diretores pelo brilhante trabalho pedagógico.

Escola de Jacarezinho:

Professor Arlino Bessa - 6,3