Educação, Cultura e Esportes

 

Publicado em: 02/09/2014 10:33 | Autor: Jivago França

“Circo Negro” abre noites de espetáculos do X EnCena em Jacarezinho


Whatsapp

 

A X edição da Mostra de Teatro EnCena 2014 em Jacarezinho teve início nesta segunda-feira (1º) com a apresentação da peça “Outros Quinhentos” às 9h30 no teatro arena do Conjunto Amadores de Teatro (CAT). No período da noite aconteceu a apresentação do espetáculo “Circo Negro” no palco principal, também no CAT.

 

A programação previa que a abertura da X Mostra de Teatro EnCena aconteceria em cortejo pela rua Paraná até a Praça Rui Barbosa, onde iria ser apresentado o espetáculo “Outros Quinhentos”, mas devido as condições climáticas, o espetáculo foi transferido para o teatro arena do CAT. Já no período da noite, a população pode acompanhar a peça “Circo Negro” da Cia Senhas de Teatro de Curitiba.

 

“Circo Negro”

 

O espetáculo, com dramaturgia do argentino Daniel Veronese, é um texto-manifesto que coloca em discussão a própria representação a partir do jogo dos atores. A narrativa do trabalho é conduzida por criaturas/personagens que se alternam entre seres reais e imateriais criando atmosferas cênicas em que a realidade se revela estranha, porém reconhecível em sua crueldade.

 

O universo ficcional proposto na encenação se estabelece como impossibilidade, estranhamento e assombro. A realização de números circenses serve como metáfora do jogo de relações de poder e competitividade instaurados sobre tênues movimentos entre verdade e mentira, narrativa e drama, personagem e narrador, seres autônomos e autômatos. O jogo, ao mesmo tempo lúdico e cruel, propõe a discussão poética e política do que é real e do que é representação.