Publicado em: 25/08/2014 13:00 | Autor: Marcos Junior

‘Telecentros’ funcionarão em Estações Ferroviárias

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Jacarezinho confirmou nesta semana que as Estações Ferroviárias, tanto na Vila Setti quando ao de Marques dos Reis, funcionarão como Telecentros. O convênio já foi assinado e só espera a liberação de equipamentos para a instalação.

"No local haverá espaço para acesso a internet e projetos sociais e culturais", comenta o Secretário Sidnei Ferreira. O prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, ressalta que o projeto é levar este acesso à todos os bairros.

"Queremos promover a inclusão digital e social das pessoas que usarão deste espaço público", comenta Dr. Sérgio. O Telecentro Comunitário é espaço provido de computadores conectados à internet de banda larga para que as pessoas possam realizar consultas a rede de computadores.

Reformas

Através de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) a América Latina Logística foi entregue as restaurações das estações em Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Joaquim Távora, Andirá e Bandeirantes. Ele é um acompanhamento do MPF dos desdobramentos da ação civil pública nº 2006.70.13.001025-3, proposta em maio de 2006, pela qual a  ALL foi condenada a recuperar as linhas férreas e as estações de trem. De acordo com a sentença, a ALL estaria descumprindo seu dever legal e contratual de preservar aqueles bens - muitos dos quais patrimônios tombados pelo Estado do Paraná e cuja paisagem ferroviária, tão significativa para o desenvolvimento da região, foi reconhecida de interesse do IPHAN.

Como houve apelação da sentença, iniciou-se uma execução provisória, em 2008, no bojo da qual foi firmado o presente TAC. Com esse acordo, após dois anos de intensa negociação e audiências judiciais e extrajudiciais, pôs-se fim à instância recursal e foram fixadas penalidades para o caso de seu descumprimento. Nesse ponto, ressalta-se a participação ativa e permanente de todos os municípios envolvidos que, ao final, tiveram a guarda das estações restauradas.