Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 11/08/2014 16:16 | Autor: Marcos Junior

Artista jacarezinhense realiza exposição em escola municipal

O artista João Caldeira Filho realizou uma exposição com suas peças na Escola Municipal Renato Azzolini em Jacarezinho. O prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, esteve no local e agradeceu a doação das obras para o acervo municipal.

"Quero agradecer pela oportunidade que a escola me deu de demonstrar meu trabalho. Esta e uma forma de incentivar os jovens para a área cultural", ressalta João Caldeira. Nascido em maio de 1938, num sítio de Jacarezinho, ele estudou até a quarta série e tudo é servido como inspiração para os trabalhos.

João Caldeira ficou conhecido como o "Poeta do Barro", tendo início em suas atividades após os quarenta anos. Sem estudos preliminares, utiliza de técnica própria para a confecção dos trabalhos. "Me preocupo com a natureza e o triunfo do bem contra o mal", argumenta.

Durante sua carreira recebeu alguns prêmios, como: "Salão de Arte de Jacarezinho" (em 1978, 1979 e 1980), "Salão do Artista popular de Curitiba" (em 1985), "Salão de Artes Plásticas de Cascavel" (em 1980), "Salão do Artista Primitivista José Antônio da Silva em São José do Rio Preto" (em 1981), entre outras participações. Também recebeu prêmios pelas peças e uma "Menção Honrosa" no 13º Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho em 1985.

"É um orgulho muito grande ver o rosto de cada criança que entrou aqui no espaço para conhecer minhas obras. Eles perguntam sobre cada uma e fico emocionado em explicar sobre cada criação", argumenta João Caldeira Filho, durante a mostra.

A diretora da Escola Municipal Renato Azzolini, Isabel Cristina, ressalta que a biblioteca foi um espaço pequeno para expor todas as peças. "Várias pessoas da comunidade e os alunos vieram conhecer este artista jacarezinhense. Parabenizo pelo trabalho", complementa a diretora.

O prefeito Dr. Sérgio também esteve no local e ressaltou que é importante o resgate da cultura local. "Estamos providenciando para transformar uma parte da antiga estação ferroviária em museu. Com arquivos e peças de artistas de nossa cidade. São vários. Parabenizo ao João Caldeira Filho pela iniciativa e a disponibilidade em apresentar este belo material", finaliza Dr. Sérgio.