Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 05/08/2014 10:33 | Autor: Jivago França

Educação entrega cadernos do MEC para formação de professores do PNAIC

Os professores da rede municipal de ensino de Jacarezinho que estão cadastrados no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) receberam em evento nesta segunda-feira (4) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), Vera Cecília Lamin, cadernos produzidos pelo Ministério da Educação (MEC), especialmente para a formação dos professores alfabetizadores.

A entrega foi feita pela Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, professora Maria Elizabeth Rodrigues Carreira Fagá, juntamente com a coordenadora local do PNAIC, professora Isabel Cristina D'avanso. Neste ano o PNAIC está voltado para a Alfabetização Matemática. Os encontros de formação são realizados na EMEF Vera Cecilia Lamim e seguem um cronograma específico de acordo com a carga horária exigida.

A equipe responsável pelo programa de formação no município, aguardava ansiosa a chegada deste material, pois até o momento os professores tinham apenas acesso on-line do mesmo. A partir de agora, as orientadoras de estudos e professores poderão explorar concretamente todo conteúdo da formação que têm como principal objetivo, ampliar as reflexões das práticas e das experiências de cada um dos professores, auxiliando-os na tarefa de conquistar a Alfabetização Matemática, na perspectiva do letramento, de todas as crianças.

Com base na discussão sobre os Direitos de Aprendizagem em Matemática para o Ciclo de Alfabetização, os cadernos em questão destacam dois pressupostos fundamentais: o papel do lúdico e do brincar e a necessidade de aproximação ao universo da criança, respeitando seus modos de pensar e sua lógica no processo da construção dos conhecimentos.