O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio (DEM), irá entregar nesta semana o projeto finalizado a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA) do Centro Regional de Especialidades. O investimento é de aproximadamente R$ 6 milhões e atenderá 22 municípios do Norte Pioneiro.
Para o prefeito é uma importante ação que consolida ainda mais a cidade como referência regional. "Este novo local irá proporcionar vários atendimentos na saúde pública com maior conforto e local mais adequado", enfatiza Dr. Sérgio. O prefeito ainda ressalta que o Centro Regional concentrará a realização de exames, consultas e pequenas cirurgias ambulatoriais, além do atendimento em especialidades médicas da área da saúde como fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, odontologia , farmácia e bioquímica e outras.
O terreno doado pelo Poder Executivo, e aprovado pela Câmara Municipal, tem uma área de aproximadamente 9 mil metros quadrados, localizada no prolongamento da Rua Coronel Figueiredo (próximo ao "Parque Ecológico").
19ª Regional
A 19ª Regional de Saúde, instalada em Jacarezinho, atende os municípios de Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.
O site da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) ressalta que entre os programas oferecidos pelas regionais em todo o Paraná estão: AIDS, Hanseníase, Tuberculose, Doenças Transmissíveis, Doenças Não Transmissíveis, Vigilância Ambiental, Tabagismo, Programa Estadual de Imunização, Saúde Mental, Saúde do Idoso, Meningite e Saúde Bucal.
HEMEPAR
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR) é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde. É responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende a demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. A doação é o único modo de salvar a vida de milhares de pessoas, pois não há substituto para o sangue.
A unidade em Jacarezinho atende os 22 municípios da regional com coleta de sangue nas segundas e terças-feiras à noite e na quarta pela manhã. O site oficial do órgão ainda explica que o HEMEPAR realiza a captação de doadores de sangue, coleta, armazenamento, processamento, análise laboratorial e a distribuição do sangue coletado e de seus hemocomponentes. Estes processos são realizados segundo rigorosos critérios de qualidade e de padrões técnicos estabelecidos pela legislação vigente.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.