Desenvolvimento Urbano

Publicado em: 04/08/2014 08:10 | Autor: Marcos Junior

Projeto do Centro de Especialidades será entregue ao Estado

O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio (DEM), irá entregar nesta semana o projeto finalizado a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA) do Centro Regional de Especialidades. O investimento é de aproximadamente R$ 6 milhões e atenderá 22 municípios do Norte Pioneiro.

Para o prefeito é uma importante ação que consolida ainda mais a cidade como referência regional. "Este novo local irá proporcionar vários atendimentos na saúde pública com maior conforto e local mais adequado", enfatiza Dr. Sérgio. O prefeito ainda ressalta que o Centro Regional concentrará a realização de exames, consultas e pequenas cirurgias ambulatoriais, além do atendimento em especialidades médicas da área da saúde como fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, odontologia , farmácia e bioquímica e outras.

O terreno doado pelo Poder Executivo, e aprovado pela Câmara Municipal, tem uma área de aproximadamente 9 mil metros quadrados, localizada no prolongamento da Rua Coronel Figueiredo (próximo ao "Parque Ecológico").

19ª Regional

A 19ª Regional de Saúde, instalada em Jacarezinho, atende os municípios de Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

O site da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) ressalta que entre os programas oferecidos pelas regionais em todo o Paraná estão: AIDS, Hanseníase, Tuberculose, Doenças Transmissíveis, Doenças Não Transmissíveis, Vigilância Ambiental, Tabagismo, Programa Estadual de Imunização, Saúde Mental, Saúde do Idoso, Meningite e Saúde Bucal.

HEMEPAR

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR) é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde. É responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende a demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. A doação é o único modo de salvar a vida de milhares de pessoas, pois não há substituto para o sangue.

A unidade em Jacarezinho atende os 22 municípios da regional com coleta de sangue nas segundas e terças-feiras à noite e na quarta pela manhã. O site oficial do órgão ainda explica que o HEMEPAR realiza a captação de doadores de sangue, coleta, armazenamento, processamento, análise laboratorial e a distribuição do sangue coletado e de seus hemocomponentes. Estes processos são realizados segundo rigorosos critérios de qualidade e de padrões técnicos estabelecidos pela legislação vigente.