Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 29/07/2014 16:38 | Autor: Jivago França

Professores municipais participam de capacitação em Jacarezinho

Os professores da rede municipal de ensino de Jacarezinho, participaram nesta segunda e terça-feira no Cine Teatro Iguaçu de uma capacitação para aprimoramento das atividades realizadas com os alunos do município. O evento teve a abertura oficial na manhã desta segunda-feira com apresentação artística de dança com o casal Beth e Dilnei Zomer.

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio (Democratas) participou da abertura do evento e ressaltou a importância dos professores para a sociedade. “Os professores são os pilares de toda sociedade. Sem eles, não existiriam nenhum dos outros profissionais. Ainda lembro as realizações feitas pro esta secretaria em nossa administração. A secretaria de educação foi uma das mais atuantes ate o momento”, destacou Dr. Sérgio. A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Maria Elizabeth Rodrigues Carreira Fagá, juntamente com toda equipe da secretaria se fizeram também presentes no evento.

A primeira palestra da capacitação, com o tema Mediação de conflitos na manhã de segunda-feira foi com o professor e psicólogo Eduardo Alberto da Silva, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Na terça-feira (29) após outra apresentação artísticas os professores do município acompanharam uma palestra com a advogada do Núcleo de Estudos de Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ) da UENP, Angélica Rodrigues Alves. Os temas foram “Regimento escolar e tramitação jurídica” e “O ECA: Possibilidades e limites de sua aplicação”.

No segundo dia da capacitação, no período da tarde, aconteceram duas palestras: “O uso de músicas de apelo sexual na escola: Reflexões sobre a erotização da criança” com a psicóloga e cooordenadora do NEDDIJ, Suédima Bizola Rafael Rogato e “A escola como construção de sujeitos de direitos e deveres” com o pedagogo do NEDDIJ, Jurandir F. de Paiva Junior e a estagiária de pedagogia, Joseli Paviani.