Publicada no Diário oficial do Estado no dia 2, a autorização do governador Beto Richa para o funcionamento do curso de Odontologia no Centro de Ciências da Saúde da universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) -campus de Jacarezinho.
O decreto descreve o seguinte: "Fica autorizado o funcionamento do curso de Graduação em Odontologia - Modalidade Bacharelado, a partir de 2015, no Centro de Ciências da Saúde, Campus de Jacarezinho, com as seguintes características: 25 (vinte e cinco) vagas anuais, funcionamento no período Integral, carga horária de 5.134 (cinco mil, cento e trinta e quatro) horas e prazo de integralização, no mínimo 5 (cinco) e máximo 9 (nove) anos, da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, do município de Jacarezinho, mantida pelo Governo do Estado do Paraná. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação".
Em sua visita a Jacarezinho no mês passado, o governador Beto Richa acompanhado do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, e do deputado estadual Pedro Lupion anunciaram a implantação do curso. A notícia arrancou aplausos do público presente no Cine Iguaçu e emocionou o reitor interino Rinaldo Bernadelli Junior. "Esse mérito não é meu e sim de toda a comunidade. Desde 2008 estamos lutando para essa conquista. Na época, contamos muito com o apoio do então bispo de Jacarezinho, Dom Fernando José Penteado, que foi o primeiro reitor da Uenp. Além disso, tivemos a participação dos dentistas da região e também de equipes da própria universidade que elaboraram o projeto dentro das viabilidades que sabíamos que existiam. Este curso não é um presente. É um investimento que o governo do governo do Estado fez para toda a toda a região. Vai ser um avanço para a área da saúde", disse.
O secretário João Carlos Gomes também salientou a região como grande beneficiária do curso. "Estamos criando oportunidade aos jovens, que queriam fazer odontologia, mas que precisavam morar longe de suas cidades para realizar esse desejo. A partir de 20015, esse curso estará aqui, bem próximo de todos os moradores do Norte Pioneiro", disse.
O deputado Pedro Lupion lembrou que quando soube que o projeto para implantação do curso de Odontologia não havia seguido os trâmites legais foi tentar viabilizá-lo. "Conversei com os responsáveis pela elaboração do projeto e depois com o governador e com o secretário João Carlos Gomes. Eles pediram a Uenp para fazer uma atualização dos custos e assim que isso foi feito, o projeto foi aprovado pela secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O governador achou viável e ficou feliz em poder proporcionar esse avanço ao Norte Pioneiro. Essa região agora realiza um sonho antigo, que é oferecer um curso desse porte aos jovens que não podem pagar uma faculdade particular", comemorou.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.