Publicado em: 12/06/2014 11:11 | Autor: Marcos Júnior

Pachola se torna prato típico de Jacarezinho

O município de Jacarezinho agora tem um prato típico: a "Pachola". O projeto de autoria do vereador Fúlvio Boberg (PMDB) foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal e sancionado na última semana pelo prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio (Democratas).

A data comemorativa criada pela Lei Municipal 3.049 será celebrada anualmente no sábado seguinte à sexta-feira da Paixão. Segundo o Projeto a data proposta está relacionada com a história do surgimento do prato, que, segundo informações transmitidas por moradores mais antigos da cidade, acabou sendo improvisado por estudantes na época da Semana Santa, no final dos anos 50 e início dos anos 60.

De acordo com a moradora MARYMAR DE LIMA PEIXOTO, nessa época jovens de Jacarezinho que estudavam na Capital, quando voltavam à cidade para passar o feriado da Sexta-feira da Paixão, sem opções de divertimento, resolviam se reunir para cozinhar e manter uma boa conversa. Nessas ocasiões (nas Sextas-feiras Santas), furtavam galinhas na cidade e preparavam seu "arroz com frango".

A receita da pachola, segundo a referida moradora, é arroz soltinho com frango refogado e dourado, acrescidos de condimentos a gosto do cozinheiro. A reunião de amigos com o furto das galinhas para o preparo da pachola ainda continuou sendo realizada por vários anos, transmitindo-se para as gerações seguintes.

O costume perdura até hoje, com a diferença de que não mais se subtraem as aves, sendo praticado entre famílias e amigos independentemente da idade, condição social ou religião.