Gabinete

Publicado em: 02/06/2014 09:52 | Autor: Gladys Santoro

Governador é aplaudido em pé ao anunciar Odontologia na UENP

O governador Beto Richa foi aplaudido em pé pelo público que lotou o Cine Iguaçu, em Jacarezinho, na tarde de sábado, 30, ao anunciar a autorização para o funcionamento do curso de Odontologia para a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O primeiro vestibular deve ocorrer ainda este ano ofertando 25 vagas para a primeira turma em 2015. Ele também assinou a liberação de R$ 350 mil para a UENP investir no curso de Direito, R$ 492 mil para reparos no Colégio Rui Barbosa, e R$ 5 milhões para a construção do Centro Regional de Especialidade Médicas. Beto Richa também assinou a lei de criação da Vara Judiciária e Juizado Especial Civil e Criminal da Comarca de Santo Antônio da Platina.

Em seu discurso, o governador falou do afeto que sente pela região porque seus pais e avós moraram em Jacarezinho e Ribeirão Claro. Ele lembrou que mesmo sem ter sido eleito em 2002, foi bem votado no Norte Pioneiro.

Richa tornou a afirmar que é um governador municipalista e que não discrimina prefeitos de outros partidos políticos. "Isso já não acontece com o governo federal. Somos o 23º estado da nação a receber recursos federais", disse salientando que mesmo assim não cruza os braços e citou que somente no ensino superior, o estado investe mais de R$ dois milhões. "Viramos a página da truculência, em que o governador do Estado agredia fisicamente os profissionais da imprensa. Mudamos o jeito de governar. Somos hoje o terceiro estado do país na geração de empregos", disse.

O reitor da UENP, Rinaldo Bernadelli Júnior lembrou que o curso de odontologia era um sonho de Jacarezinho desde a década de 1970. Ele agradeceu o governador pela conquista, enalteceu toda a equipe da UENP, inclusive o primeiro reitor, Dom Fernando Penteado, e ao deputado Pedro Lupion (DEM), por ter intercedido junto ao governador. Bernandelli não poupou agradecimentos, ainda, aos prefeitos da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi): "Sem a dedicação deles, isso não aconteceria nesse momento", disse.

O secretário de Estado das Ciências e Tecnologia, João Carlos Gomesdisse que sentia uma dupla sensação de felicidade ao presenciar a autorização da criação da faculdade de Odontologia. "O governo Richa investe pesado no ensino superior. Hoje, temos 95 mil estudantes em cursos superiores", disse.

O deputado Pedro Lupion (DEM), disse que a data era histórica e agradeceu o governador por ter atendido aos pedidos dos prefeitos do Norte Pioneiro representados por ele, em suas diversas reivindicações e lembrou que recentemente, o governador autorizou investimentos deR$104 milhões na modernização da usina termelétrica de Figueira, Ele também elogiou a atuação das juízas platinenses Maristela Andrade de Carvalho e Joana Tonetti Biazzus."Elas viram a necessidade de se criar uma nova Vara na Comarca de Santo Antônio, reivindicaram e conseguiram", disse.

Lupion também afirmou que graças à dedicação do governador, a região não pode mais ser chamada de ramal de fome. "Não somos mais o ramal da fome. Richa mudou essa história com investimentos que trazem melhorias na qualidade de vida dos moradores", concluiu.

O deputado Federal Abelardo Lupion também falou sobre a discriminação que o governo federal faz com o Paraná e chamou a população para lutar contra as ações federais que prejudicam o Estado. "Não vou continuar como deputado, mas não vou deixar a política. Deixo em meu lugar, o que tenho de mais importante: meu filho Pedro, que é deputado e ama essa região, porque nossa família é daqui", disse.

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Faria, disse que Richa é o único governador a visitar os 399 municípios do Paraná. Disse, ainda, que o curso de Odontologia, o Centro de Especialidades são um presente aos moradores de toda a região.

O deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli disse que é grato ao governador pelas conquistas que realmente fazem a diferença para um povo. "Estamos vendo o resgate da cidadania do povo do Norte Pioneiro. Nunca nenhum governador investiu tanto na Educação como este", afirmou.

A vista de Richa a Jacarezinho contou com a presença de prefeitos de Figueira, Guapirama, Conselheiro Mairinck, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santana do Itararé, Tomazina, Barra do Jacaré, e Santo Antônio da Platina, além do deputado federal Osmar Bertoldi, vereadores de vários municípios, lideranças políticas e chefes de órgãos estaduais sediados em várias cidades da região.