Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 07/05/2014 11:23 | Autor: Jivago França

Teatro de Tábuas se apresenta dia 21 em Jacarezinho

A companhia Teatro de Tábuas se apresentará em Jacarezinho no dia 21 deste mês às 14 horas. O evento será em forma de cortejo e passará por três pontos. O inicio será na Escola Imaculada Conceição, em seguida partirá para a Feira da Lua e por último na praça Rui Barbosa no centro da cidade. A companhia trará para a cidade o projeto “Canções Populares”.

O evento em Jacarezinho acontecerá em parceria do Departamento Municipal de Cultura com a empresa Duke Energy, concessionária geradora de energia elétrica que opera 8 usinas ao longo do rio Paranapanema. O Circuito Cultural Duke Energy pelo quarto ano consecutivo irá circular na região. Durante os anos de ação foram realizados diversos projetos Itinerantes de arte e educação no qual foram convidados 76 municípios ao longo do Rio Paranapanema para participarem das atividades. Ao todo, cerca de mais de 125.000 espectadores puderam ter acesso as apresentações artísticas de qualidade, em 174 montagens realizadas dos projetos itinerantes.

Espetáculo

Por maiores que sejam os mares e os oceanos, por mais que tenham feito e ainda façam a economia mundial girar e liguem continentes, culturas e povos. Por mais que tenha sido berço de piratas e monstros marinhos lendários e que tenham incendiado a criatividade de grandes escritores, um mar será tão rico quanto o rio de uma aldeia, do que um pequeno rio que banha uma cidade ou um vilarejo, pois ali brotam estórias e lendas que se fazem vivas no imaginário daquela comunidade, ali se brincou quando menino, se pescou quando moço e se viveu quando homem ao longo de gerações.

Por isso o projeto “Canções Populares” tem o objetivo de resgatar e difundir lendas que se escondem no leito e nas margens do imenso Rio Paranapanema, e difundir tudo isso através de um espetáculo cênico-musical que dará vida a tais memórias ribeirinhas.

A lenda selecionada foi a da “Mãe do Ouro”, coletada pelo grande folclorista brasileiro Luis da Câmara Cascudo. A estória acontece nos tempos do garimpo, onde o escravo pai João após um longo período sem encontrar ouro nas minas de seu ganancioso patrão, recebe a visita de uma santa, uma entidade mística que lhe aponta o caminho para imensas pepitas, despertando ainda mais a cobiça do patrão cruel, mas a santa pede ao cativo que não revele de nenhuma forma a localização da mina.

O patrão contrariado com a recusa de homem, manda surrar-lhe severamente, novamente a santa aparece e permite a Pai João que diga a localização da mina, mas que se retire de lá ao meio dia. Ele assim faz, e neste exato horário a mina desaba sobre o patrão que nunca mais foi visto. O espetáculo foi elaborado para acontecer em forma de um cortejo de rua, onde a estória será contada em três paradas de aproximadamente 30 minutos cada, convidando a todos para acompanhar, cantar, ouvir e partilhar um pouco desse imenso universo que é o imaginário popular.