O "Projeto Saúde da Criança: Conscientização de Todos" irá realizar uma reunião na próxima quinta-feira, 24, às 19h30 no auditório do PDE (antiga FAFIJA). O trabalho desenvolvido é uma parceria entre a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Prefeitura Municipal (Educação e Saúde) e Núcleo Regional de Educação.
O problema da obesidade infantil e juvenil tem se tornado um prato cheio para o desenvolvimento de doenças que antes era preocupação exclusiva de adultos como pressão alta, diabetes e hipertensão. As atividades buscam levar à regularidade da atividade física e à alimentação saudável crianças de 6 a 14 anos. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e do programa de extensão Universidade Sem Fronteiras (USF).
Na última semana a professora Berlis Ribeiro dos Santos Menossi, coordenadora e orientadora do projeto, reuniu-se com o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, para destacar sobre os benefícios do programa. "Queremos estimular a atividade física regular, o desenvolvimento das habilidades motoras básicas e específicas, a maior socialização, e orientar a família e a criança sobre alimentação equilibrada com enfoque na prevenção de doenças crônicas, assim como buscar futuramente tornar o projeto um Programa Municipal", ressalta.
O projeto que já atendeu, de setembro a novembro de 2013, cerca de 130 crianças, deverá acompanhar, neste ano, de 100 a 200 crianças por município. Berlis comenta, entretanto, que, por vezes, a falta de transporte e de consciência dos pais ou responsáveis acaba desestimulando a criança a participar.
Para o prefeito de Jacarezinho é uma parceria valiosa e a participação dos pais se torna essencial. "Eles têm papel preponderante e fundamental para o sucesso das atividades, estimulando os filhos à participação e à saudável alimentação", finaliza o prefeito.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.