Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 22/04/2014 13:01 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Projeto Saúde da Criança realiza reunião com pais

O "Projeto Saúde da Criança: Conscientização de Todos" irá realizar uma reunião na próxima quinta-feira, 24, às 19h30 no auditório do PDE (antiga FAFIJA). O trabalho desenvolvido é uma parceria entre a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Prefeitura Municipal (Educação e Saúde) e Núcleo Regional de Educação.

O problema da obesidade infantil e juvenil tem se tornado um prato cheio para o desenvolvimento de doenças que antes era preocupação exclusiva de adultos como pressão alta, diabetes e hipertensão. As atividades buscam levar à regularidade da atividade física e à alimentação saudável crianças de 6 a 14 anos. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e do programa de extensão Universidade Sem Fronteiras (USF).

Na última semana a professora Berlis Ribeiro dos Santos Menossi, coordenadora e orientadora do projeto, reuniu-se com o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, para destacar sobre os benefícios do programa. "Queremos estimular a atividade física regular, o desenvolvimento das habilidades motoras básicas e específicas, a maior socialização, e orientar a família e a criança sobre alimentação equilibrada com enfoque na prevenção de doenças crônicas, assim como buscar futuramente tornar o projeto um Programa Municipal", ressalta.

O projeto que já atendeu, de setembro a novembro de 2013, cerca de 130 crianças, deverá acompanhar, neste ano, de 100 a 200 crianças por município. Berlis comenta, entretanto, que, por vezes, a falta de transporte e de consciência dos pais ou responsáveis acaba desestimulando a criança a participar.

Para o prefeito de Jacarezinho é uma parceria valiosa e a participação dos pais se torna essencial. "Eles têm papel preponderante e fundamental para o sucesso das atividades, estimulando os filhos à participação e à saudável alimentação", finaliza o prefeito.