Educação, Cultura e Esportes

 

Publicado em: 08/04/2014 10:05 | Autor: Jivago França

Alunos de Jacarezinho realizam 1ª etapa da Provinha Brasil


Whatsapp

 

Os alunos de todas as turmas dos segundos anos da rede municipal de ensino de Jacarezinho começaram na última segunda-feira (7) e seguem até quinta-feira (10) na realização da primeira etapa da Provinha Brasil no município. Cada escola terá em seu cronograma a realização das provas de português e matemática que acontecem em dias alternados.

 

O objetivo da Provinha Brasil é oferecer informações que possam orientar tanto os professores quanto os gestores escolares e educacionais na implementação, operacionalização e interpretação dos resultados dessa avaliação.

 

A Provinha Brasil é instrumento pedagógico, sem finalidades classificatórias, que fornece informações sobre o processo de alfabetização e de matemática aos professores e gestores das redes de ensino. Conforme a Portaria Normativa nº 10, de 24 de abril de 2007, a Provinha Brasil tem os objetivos de avaliar o nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental; oferecer às redes e aos professores e gestores de ensino um resultado da qualidade da alfabetização, prevenindo o diagnóstico tardio das dificuldades de aprendizagem; e concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

 

Esses objetivos possibilitam, entre outras ações, estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino; planejamento de cursos de formação continuada para os professores; investimento em medidas que garantam melhor aprendizado; desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções verificadas e melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino. O delineamento e a construção dessa avaliação prevê, sobretudo, a utilização dos resultados obtidos nas intervenções pedagógicas e gerenciais com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.