O prefeito municipal de Jacarezinho, Dr. Sérgio Eduardo Emygdio de Faria (Democratas) anuncia os shows que se apresentarão durante a 25ª FETEXAS, que este ano terá cinco dias de duração. Além da dupla Rio Negro e Solimões, que já havia sido divulgada durante o desfile de Carnaval, estarão no palco da Fetexas Pedro Paulo e Alex (quinta-feira, 10) e Pedro Henrique e Fernando (sábado, 12). A Comissão Organizadora vai dar oportunidade a três novos talentos da música sertaneja. Edu Chociay se apresenta na quarta-feira (9), e a dupla Héster e Helena encerra a Fetexas (domingo, 13). A Comissão trabalha com a possibilidade de realização de um show gospel na tarde de domingo.
Dr. Sérgio integra a Comissão Organizadora e destaca as parcerias, consideradas fundamentais para a realização de um grande evento. "Em nosso primeiro ano a equipe conseguiu fazer uma festa maravilhosa. Tenho certeza que em 2014 será melhor ainda", enfatiza o prefeito.
Segundo o Secretário do Comércio, Indústria, Turismo e Serviços, Homero Pavan Filho, presidente da Comissão, está mantida a parceria com o Conjunto Amadores de Teatro (CAT) e Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (ACIJA). Estão sendo fechados os preparativos para atrações como Cavalgada (domingo), Leilões de Gado, eventos técnicos agropecuários, Motocross, entre outros.
O Baile do Texas, que este ano chega à 56.a edição, será realizado no pavilhão do Centro de Eventos Prefeito José Antonio de Oliveira. "Enquanto não fizermos as reformas no Ginásio de Esportes, o pavilhão é o único espaço que comporta o público que vem a Jacarezinho prestigiar nosso tradicional Baile", explica Pavan.
Este ano a Fetexas pretende trazer novidades, como camarotes especiais, expositores variados do comércio e indústria, além de um evento dirigido ao público da terceira idade. A tradicional Missa Texana, na Catedral Diocesana de Jacarezinho, já tem data e horários confirmados - dia 5 de julho, às 19 horas.
A Fetexas coincidirá com as finais da Copa do Mundo de Futebol. No sábado acontece a disputa pelo terceiro lugar (17 horas), e no domingo, a grande final (16 horas). "Desejo que o Brasil esteja na final e que os visitantes possam curtir os jogos no Centro de Eventos, nos telões que iremos instalar. Esperamos que haja uma grande comemoração", finaliza Pavan.
Atrações musicais:
Edu Chociay
Filho de um empresário do setor de eventos, Edu Chociay cresceu nesse ambiente ouvindo muita música sertaneja - o que acabou por influenciar na escolha de seu estilo musical.
Em 2012 Edu lançou o primeiro CD, com 16 músicas de sua autoria. A música de trabalho - SMS - superou a marca de 1 milhão de acessos no Youtube. No Facebook já são quase 100 mil fãs/seguidores em sua página oficial (fecebook.com/educhociay).
Fã do cantor Daniel e da dupla Matogrosso e Mathias, Edu Chociay se apresenta com banda composta por cinco músicos. Apesar do talento nato, o jovem cantor, com 17 anos de idade, faz aulas de canto, violão, viola caipira e piano. O show se esmera nos detalhes de produção, com telões, vídeo e equipamentos de última geração.
Pedro Paulo e Alex
Segundo o site www.musica.com.br, em 2010 dois adolescentes participavam de churrascos de Repúblicas na cidade natal (Umuarama/PR). Depois de se conhecerem e cantarem juntos em algumas ocasiões, amigos de republicas sugeria a formação da dupla. A Partir daí formava a dupla Pedro Paulo e Alex. No final de 2010 por intermédio de amigos a dupla se apresenta em uma festa universitária na cidade de Maringá (PR), nessa apresentação a dupla ganha novos rumos em sua carreira, a partir dessa apresentação a dupla toma um rumo profissional.
A dupla Pedro Paulo & Alex comemorou o primeiro ano de carreira no dia 28 de Outubro de 2012. A dupla se conheceu em 2009, nas repúblicas de Umuarama-PR, e após tocarem em algumas "bagunças universitárias" juntos decidiram formar a dupla. No ano passado lançaram o 1° CD, gravado ao vivo em Maringá-PR, e hoje eles já são uma referência pras duplas universitárias.
Rio Negro e Solimões
Os amigos nascidos na pequena Claraval (MG) já formavam dupla antes dos palcos, quando trabalhavam juntos numa fábrica de sapatos em Franca (SP), onde estão radicados há vários anos.
Das apresentações em festivais, casas noturnas e barzinhos para a gravação de seu primeiro álbum, em 1989, foi um pulo. Era apenas o passo inicial para uma carreira sólida, cheia de conquistas. O primeiro sucesso a nível nacional veio com o CD "De São Paulo a Belém", lançado em 1998. Além da faixa título, as rádios não se cansavam de tocar "Frio da Madrugada" e "A Gente se Entrega".
Na sequência vieram os hits "Bate o Pé", "Só Lembranças", "Na Sola da Bota", "Esperando na Janela" e "Só Alegria", que se tornariam obrigatórios em todas as apresentações dos sertanejos. A esta altura, o Brasil já reconhecia em Rionegro & Solimões uma dupla pra lá de diferenciada, que ganhou projeção no cenário nacional pela excelência demonstrada em cada trabalho lançado.
Pedro Henrique e Fernando
Vozes e repertório inconfundíveis. Em meio a tanta dupla sertaneja, Pedro Henrique e Fernando se destacam pelo bom humor nas letras das músicas e o tom grave na hora de cantar. São deles as divertidas "Afoga o Ganso", "Vou lhe usar" e "Bonito e Gostosão", que ganhou o primeiro clipe da dupla e foi visto mais de três milhões de vezes no YouTube.
Iniciaram a carreira em janeiro 2006, dias depois de serem apresentados por um amigo em comum na pequena cidade de Paranaíta, no estado do Mato Grosso. Nascido em Goiânia, no estado de Goiás, Fernando tinha ido apenas acompanhar a mudança da mãe no município. Não tinha planos de ficar até ouvir o pedido de Pedro Henrique: "fica e vamos formar uma dupla". Hoje são considerados os "Mamonas Assassinas" do sertanejo universitário, ganhando mais fãs a cada dia.
Héster e Helena.
As duas são irmãs e nascidas em São Miguel do Iguaçu (PR). Sempre foram muito amigas e apegadas. As brincadeiras e sonhos juntas começaram bem cedo, o sonho de ser modelo e cantora foi objetivo das duas que hoje é realidade. Seus pais perceberam que desde os primeiros anos de vida, tinham uma dedicação e comportamento relacionado a ser artista pela beleza, e interesse pela música.
Mas foi a partir de janeiro de 2008, que seu pai, sentiu muito forte que deveria tomar uma atitude de fazer delas uma dupla que representasse música sertaneja. A partir daquele dia a busca pela realização desse sonho está cada dia se tornando realidade.
Primeira música que a dupla ensaiou para cantar foi, No dia que eu sai de casa, (Zezé di Camargo e Luciano). Na primeira apresentação para a família já emocionou a todos. Helena, um pouco mais séria, mas com muita responsabilidade e determinação para que tudo fique muito perfeito, onde que os fã elogiam a qualidade, afinação e timbre de voz.