Geral

Publicado em: 27/03/2014 09:17 | Fonte/Agência: Dep. de Comunicação/PMJ | Autor: Dep. de Comunicação/PMJ

Industrialização Comitê Gestor aprova contratação de assessoria especializada

O Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial de Jacarezinho, em reunião realizada nesta terça-feira (dia 25), aprovou a contratação de assessoria técnica especializada para a implantação de um novo Distrito Industrial no Município, que deverá atuar também na atração de investimentos no setor industrial.

O objetivo de curto e médio prazo é a geração de empregos, e no longo prazo o aumento da arrecadação municipal de Jacarezinho. Durante a reunião, realizada na Câmara Municipal e que contou com a presença do prefeito Sérgio Eduardo de Faria (Dr. Sérgio, Democratas), do vice-prefeito José Carlos Molini (PSDB), entre outras lideranças locais, o engenheiro civil Cláudio Chomiski, de Siqueira Campos fez um relato da experiência de sucesso implementada em Siqueira Campos - município do Norte Pioneiro do Estado - iniciada no primeiro mandato do prefeito Dirceu Rodrigues.

"As condições de Jacarezinho, hoje, são muito melhores do que as que haviam em Siqueira Campos na época. Temos condição de repetir aqui o trabalho que perdurou por 24 anos, em três mandatos de Dirceu Rodrigues, um de Evaldo Barbosa, e dois de Luiz Cláudio Liechoki", comparou Chomiski. Para o engenheiro, que ocupou os cargos de Planejamento e Indústria e Comércio naquele período, Jacarezinho é o município com o melhor capital humano da região devido à condição de formadora de pessoas em suas faculdades e cursos técnicos, o que a qualifica para a atração de novas indústrias.

O secretário municipal de Comércio, Indústria, Turismo e Serviços, Homero Pavan Filho, informou que a Procuradoria Jurídica do Município estuda a forma mais adequada para a contratação da assessoria - que pode ser realizada por inexigibilidade de licitação ou licitação na modalidade concorrência pública.

"Perdemos mais de 300 postos de trabalho em Jacarezinho no ano passado, e é preciso uma reação imediata do poder público. Mesmo com o aumento expressivo do número de microempreendedores individuais, o que de certa forma ameniza o problema, não podemos ficar parados", avalia. Para o vice-prefeito, o empresário José Carlos Molini, faltou visão a prefeitos do passado.

"Assumimos compromisso em campanha, com os eleitores de Jacarezinho, de que promoveríamos o aumento da geração de empregos. E vamos cumprir nosso compromisso", afirmou. "Quando se pensa em indústrias, é preciso trabalhar no aumento de vagas em creches, na melhoria do transporte público. Trabalhamos ainda na atração de investimentos do Estado na área da Saúde, responsável por uma grande força de trabalho na área de prestação de serviços e que traz centenas de pessoas da região para Jacarezinho", lembra o prefeito, Dr. Sérgio.

"Estamos atentos a todos os problemas e trabalhamos na busca por soluções duradouras. Demora um pouco mais, mas os resultados são mais consistentes. Por isso apoiamos a iniciativa da Secretaria do Comércio e Indústria e do Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial", finaliza o prefeito.

Participaram da reunião, além dos componentes do Comitê Gestor, os vereadores José Izaías Gomes (Zola, PT) e Fabiano Saad (PSB). A vereadora Luciane Alves (PT) esteve na Câmara, mas não pode permanecer devido a compromissos previamente agendados.

TEXTO: Marcos Junior

FOTOS: Jivago França