Os jovens jacarezinhenses do sexo masculino que completam 18 anos em 2014 devem comparecer a Junta de Serviço Militar (JSM), ao lado da Prefeitura Municipal para realizar o alistamento militar obrigatório até o dia 30 de junho. Em Jacarezinho a JSM espera o alistamento de aproximadamente 400 jovens. Mas destes 400 alistados, apenas 50 servirão no Tiro de Guerra 05/007, o restante é dispensado nas primeiras fases.
O jovem deve comparecer na JSM com Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade original (RG), Certidão de Naturalização (para os brasileiros naturalizados), Registro de Emancipação (no caso dos índios), duas fotos 3×4 (sem data e recente) e um comprovante de residência (conta de água, luz, telefone).
Obrigatoriedade
Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato ao completar 18 anos de idade. Em tempos de paz, as mulheres são isentas de alistar-se. Após a inscrição, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar, com a indicação de uma data para realizar a Seleção Geral, comumente organizada entre os meses de julho e outubro.
A seleção é feita em diferentes etapas e antes de ser convocado, o jovem passa por uma Comissão de Seleção que tem como objetivo avaliar todos os alistados levando em consideração seus aspectos físicos, mentais e morais. Também são formadas comissões fixas e volantes que se distribuem pelo país durante os meses de Julho, Agosto e Setembro.