Geral

Publicado em: 24/03/2014 08:27 | Fonte/Agência: Wendy Comunicações | Autor: Wendy Comunicações

Prefeitos aderem pedido de curso de Odontologia

O movimento "Amigos de Jacarezinho" ganhou um grande reforço do pedido de instalação do curso de Odontologia na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Prefeitos pertencentes à Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) assinaram o documento que será entregue ao governador Beto Richa.

A primeira reunião do movimento aconteceu na noite de quarta-feira, 19, na sede do SEBRAE com representantes de Igreja, Clube de Serviços, Entidades, Prefeitura. Neste encontro o Reitor em exercício da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior, explicou efetivamente como está à situação. "Existe um projeto pronto que já foi aprovado pelo Conselho Universitário e protocolado na Secretaria Estadual de Ciência e Ensino Superior em 2010", explica.

Durante uma recente visita dos vereadores jacarezinhense Fabiano Saad (PSB), Diogo Augusto Biato Filho (PSB) e Francisco Carlos de Moraes (DEM) a sede da Secretaria Estadual foi solicitada uma cópia do documento. "Estive lendo o projeto inteiro e ele está muito consistente", argumenta Diogo Biato, Presidente da Câmara.

O vereador Fabiano Saad acrescenta que no primeiro ano o custo seria mínimo. "Está bem explicado no projeto que a fase inicial seria gasto mais com professores. Mas muitas pessoas já sinalizaram que dariam aula até de forma gratuita", complementa.

O Reitor da UENP argumenta que o curso de Fisioterapia começou desta maneira. "Iniciamos com vários professores dando aula de forma gratuita e fomos à busca da ampliação. Hoje ela é a melhor clínica que oferta serviços do SUS em todo o Paraná", ressalta.

Ele ainda explica que a parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) é importante. Além disto, o Governo Federal disponibiliza um Centro de Especialidades Odontológica (CEO), do tipo 3, que conta com oito cadeiras para estabelecimentos de saúde.

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, sinalizou que espaço para iniciar o curso já existe juntamente com alguns itens necessários. "O próprio campus onde funciona o Centro de Ciências da Saúde poderia abrigar o curso de odontologia. Além disto, a Prefeitura de Jacarezinho irá lutar pela conquista deste CEO - tipo 3 com cadeiras odontológicas para os estudantes", comenta o Dr. Sérgio.

Para o vice-prefeito José Carlos Molini é essencial que seja feita uma comissão para entregar o projeto ao governador Beto Richa. "É preciso uma audiência com ele lá em Curitiba. Isto será uma conquista para Jacarezinho e todo o Norte Pioneiro", entusiasma.

Representantes da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), regional de Jacarezinho, sinalizaram que a entidade poderia auxiliar até mesmo financeiramente com R$ 100 mil para a instalação do curso. "Temos esta quantia em nossa conta que seria um investimento para futuros profissionais da área", argumenta Élson Luiz de Almeida, representante da ABO.

Adesões e parcerias

A mobilização para a instalação do curso de Odontologia no Norte Pioneiro está ganhando adesão e parcerias. "É essencial encamparmos este pedido para a nossa região. Seria de extrema importância este curso. Uma parceria poderia ser com as Prefeituras que poderiam disponibilizar espaço para os estudantes nos últimos anos", enfatiza o Presidente da Associação e Prefeito de Tomazina, Guilherme Cury.

Outros 14 chefes do Poder Executivo que também estavam na reunião assinaram um documento que deverá ser entregue ao Governador do Paraná. A intenção é recolher a assinatura dos outros prefeitos durante a semana. O deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) também declarou apoio à luta pelo curso superior em Jacarezinho.

O tesoureiro da Santa Casa, Nilton José, Dr. Nilton, sinalizou que a Presidência da Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho irá abrir espaço no estabelecimento de saúde. "O Centro Cirúrgico também estará a disposição para os estudantes utilizarem no atendimento à comunidade", fala.

O vereador Fabiano Saad que também acompanhou a reunião da AMUNORPI ressaltou sendo positiva. "Vi entusiasmo nos prefeitos e debateram sobre o assunto. Com a assinatura dele o movimento ganha mais corpo e se torna um pedido regional", finaliza.