Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 17/03/2014 11:19 | Autor: Jivago França

Produtor rural tem até dia 31 para entregar notas fiscais

Os produtores rurais de Jacarezinho que ainda não entregaram as notas fiscais referente ao ano de 2013 precisam fazer a devolução da via da prefeitura municipal na sala do Produtor Rural, instalada na Prefeitura até dia 31 deste mês.

Segundo o responsável pela sala do Produtor Rural no município, José Lázaro Gutzlaff, caso não providencia a entrega, o cadastro do produtor será cancelado. Ainda de acordo com Gutzlaff, com o cancelamento, o produtor não mais poderá emitir notas.

"É importante apresentar esta documentação até o final do mês, assim pode ser prestado contas devidamente", comenta José Lázaro. A Nota Fiscal do Produtor é um documento fiscal obrigatório para acompanhar a produção agropecuária nas operações efetuadas pelos produtores rurais.

Considera-se produtor rural a pessoa física que se dedica às atividades de agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e pesca, e que realiza operações relativas à circulação de mercadorias.

José Lázaro também destaca que com a emissão da nota fiscal o município tem condições de saber o quanto foi comercializado e, em conseqüência, os recursos que poderão voltar ao meio rural em forma de benefícios. Além disto, é uma garantia para obtenção da sua aposentadoria e demais benefícios junto à Previdência Social. "Caso o produtor não entregue estas notas fiscais poderá acarretar o corte do cadastro em programas municipal, estadual e federal. Como é o caso da Compra Direta", finaliza José Lázaro Gutzlaff.