Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 13/03/2014 09:37 | Autor: Jivago França

Comitê Gestor traça planos com foco na indústria

O Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial de Jacarezinho visa à busca por melhorias na área comercial, industrial e prestadora de serviços do Município. Nesta terça-feira (11) aconteceu na sede do SEBRAE uma das reuniões quinzenais do Comitê, com participação de integrantes de várias esferas municipais, e que teve como foco a industrialização do Município. O encontro teve inicio por volta das 8h30.

Participaram da reunião, o vice-prefeito de Jacarezinho José Carlos Molini (PSDB), o secretário municipal de Comércio, Indústria, Turismo e Serviços, Homero Pavan Filho, os consultores do SEBRAE, Odemir Capelo e Alcione Marques Fernandes, o presidente da ACIJA, Laércio Taborda, o gerente executivo do SENAC em Jacarezinho, Antenor de Matos Pinheiro, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Silvia Souza, Valmir Araújo, representante da sociedade, Karolina Andrade, chefe da sala do Empreendedor, Nacim Sfier, da Agência do Trabalhador, entre outros integrantes do Comitê.

Durante o encontro foram apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos em 2013, que tiveram como prioridade a regulamentação da Lei Geral da Microempresa. Pavan informou que para 2014 os esforços do Comitê serão direcionados à estruturação de um novo Distrito Industrial. “É um trabalho difícil, de médio prazo, e para o qual necessitaremos de assessoria técnica especializada. Por isso vamos debater a importância do assunto, e esperamos contar com o apoio de todos para que os resultados sejam os esperados”, explica o Secretário.

A ideia, já apresentada e aprovada pelo prefeito Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio (Democratas), consiste na elaboração de uma proposta de ocupação dos terrenos ainda disponíveis no Distrito Industrial I e a criação do Distrito Industrial II, em área a ser adquirida. Ainda de acordo com Pavan, no próximo dia 25 está agendada uma reunião do Comitê, que deverá contar com as presenças de Dr. Sérgio, vereadores, secretários municipais, a fim de sensibilizar a todos sobre a necessidade de intensificar o trabalho de atração de novas indústrias, gerando empregos, tributos e riquezas em Jacarezinho.

Para o consultor do SEBRAE, o debate sobre o tema é de suma importância. “A ideia é atuar coletivamente para que haja maior participação e continuidade das propostas. É importante que a comunidade e a classe política apoiem o trabalho”, afirmou Odemir Capelo. O vice-prefeito apoia a iniciativa e vê com bons olhos o foco na industrialização do Município. “Já tivemos trabalhos positivos no passado na área comercial e que contribuíram muito para frear a evasão de compras para outras localidades. Tivemos ações importantes na área da Educação, com a criação das faculdades, da UENP e do Instituto Federal. A Agropecuária é um setor que também experimentou avanços consideráveis, e acreditamos que chegou a hora da indústria”, avalia Molini.

Empreendedores Individuais

A Sala do Empreendedor, que funciona junto à Secretaria do Comércio e Indústria, vai realizar um levantamento de todos os microempreendedores individuais (MEI) de Jacarezinho, que totalizam aproximadamente 700 unidades no Município. A intenção da Sala do Empreendedor é atualizar o cadastro e facilitar a comunicação com esses empresários, a fim de que todos possam receber informações sobre os benefícios oferecidos pela administração municipal, como cursos, palestras e treinamentos gratuitos, linhas de crédito especiais (Banco do Empreendedor), assessoria para a participação em licitações e compras públicas, além da elaboração de um catálogo. “Queremos divulgar os produtos e serviços dos MEI e assim contribuir para o aumento de suas receitas”, finaliza Karolina Andrade, responsável pelo setor. A Sala do Empreendedor fica na Rua Antonio Lemos, 916, e os telefones para contato são 3911 3056 e 3911 3149. O e-mail é sinturs@jacarezinho.pr.gov.br.