Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 05/03/2014 13:25 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Supercreche do bairro Aeroporto deverá estar pronta até setembro

O engenheiro da construtora Casa Alta, José Milton Neto, esteve em Jacarezinho na última semana e afirmou que a Supercreche no bairro Aeroporto, que atenderá 120 crianças, estará pronta até o mês de setembro. Ele foi recebido pelo prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, a Secretária de Educação, Beth Fagá, a Diretora da Educação Danielle Cristine Silvano Cruz, responsável pelos programas do MEC - PAR/SIMEC, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Augusto Spagnoulo e  Guilherme Toledo Rocha, responsável pelo monitoramento de obras no sistema PAR (Plano de Ações Articuladas).

"Estamos com dez obras para realizar em todo o Paraná e apenas duas estão em perfeito estado para o início das obras. Uma delas é Jacarezinho", enfatiza o engenheiro José Milton Neto. O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Augusto Spagnoulo, ressalta que a equipe da Conservação Urbana fez um trabalho durante o mês de janeiro para deixar pronto para a construção.

"É muito importante para o município ter esta nova creche que será construída, pois como até 2016 teremos que ter todos alunos de quatro anos matriculados, isto ajudará na formação de nossas crianças, o futuro de Jacarezinho. Estou muito contente com mais esta conquista", destacou o prefeito de Jacarezinho, Dr. Sérgio.

A Secretária Municipal de Educação destacou sobre o empenho para a conquista da obra. "Quero agradecer a todos que contribuíram direta ou indiretamente para essa vitória, e também a ex-secretária Magda Nogueira que teve um papel fundamental, onde em visita ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para atualização dos valores relacionados à creche; teve conhecimento e optou pela nova adesão, da Metodologia Inovadora, novo padrão de construção, utilizando o Pregão Eletrônico para registro de preços, não havendo necessidade de contrapartida", argumenta Beth Fagá.

Metas

De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), até 2022 os Municípios deverão matricular 50% da população de 0 a 3 anos na creche. E, a Emenda Constitucional (EC) 59/2009, diz que até 2016 - último ano do mandato dos atuais prefeitos, estes entes deverão atender todas as crianças de 4 e 5 anos na pré-escola. É tarefa dos prefeitos planejar a expansão dessas matrículas.

Beth Fagá ainda ressalta que todo o empenho será feito para garantir o processo de transição da obrigatoriedade de adequação das Escolas de Educação Infantil "para estarmos em consonância com a Lei Federal", disse. Em relação á Educação Infantil, considerando a Lei Federal nº 12.796 de 04 de abril de 2013, que também ajusta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que determina o atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, a secretaria municipal está organizando número de vagas da Educação Infantil com a meta em garantir o tempo hábil para adequação da matrícula obrigatória dos alunos de quatro anos até 2016 em cumprimento dos fins e princípios contidos na Lei Federal.

"Vale ressaltar que, são metas estabelecidas no II Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita em fase final no Congresso Nacional, e possibilitou o prazo de 10 anos, que finaliza em 2016, para que os governos, principalmente municipais, possam expandir o número de vagas e melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas", frisou a secretaria.