Publicado em: 14/02/2014 11:32 | Autor: Jivago França

Funcionários da Secretaria de Assistência Social passam por capacitação

Os funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Jacarezinho, desde a primeira semana de janeiro recebem uma capacitação continuada sob instrução do professor e conselheiro estadual de assistência social, Plínio Marcondes Madureira. O objetivo do programa que acontece toda segunda-feira das 8 horas às 9h30 é ajustar toda a execução do atendimento na SMAS, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro da Juventude e na Unidade Municipal de Acolhimento Institucional, recentemente inaugurada.

“Nosso objetivo maior é atender o usuário da melhor forma possível”, destacou a diretora técnica da SMAS, Cíntia Bruno Ferreira Garcia. Ainda de acordo com a diretora, uniformizar o atendimento entre os funcionários é o objetivo. Para o auxiliar administrativo da SMAS, Arnaldo Nogari Junior, a capacitação continuada serve para melhorar o convívio entre funcionários e o atendimento ao publico. “Com a capacitação aprendemos a olhar o usuário com mais respeito e também o amigo aqui que trabalhamos juntos”, disse.

De acordo com o secretário municipal de assistência social, Sidnei Ferreira, a capacitação faz parte do plano de ação do governo que está sendo colocado em pratica agora no inicio de 2014. “Esta capacitação ajuda na uniformização do atendimento, na qualificação dos servidores e na relação interpessoal entre eles, além é claro da melhor no atendimento”, afirmou o secretário.

Outro funcionário da SMAS, o também auxiliar administrativo que assumiu o cargo no dia 14 de dezembro, Claudinei Antunes Ferreira, concorda que a capacitação ajuda no convívio. “É uma forma melhor de interagir e o serviço flui melhor, temos mais contato com os funcionários de outros locais, não só aqui do prédio da secretaria, mas também dos Cras, Creas, etc. Na capacitação temos contato não só burocrático e legal, mas também no contato com o colega do trabalho. Melhora o convívio e o atendimento ao usuário”, frisou Ferreira.

O professor e conselheiro estadual de assistência social, Plínio Marcondes Madureira, responsável pela capacitação na SMAS em Jacarezinho, destacou que isto segue de acordo com a Normal Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOBSUAS), que prevê a capacitação continuada dos funcionários da assistência social. “Esta é uma proposta para melhoramento da compreensão do sistema da assistência social. Temos que trabalhar de forma adequada à proposta nacional e as leis. A capacitação permanente auxilia para que todos tenham a mesma visão do trabalho da assistência social alem da transparência das ações publicas”, afirmou Madureira.