Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 12/02/2014 16:48 | Autor: Marcos Junior

Jacarezinho conta com nova Unidade Escolar

A Prefeitura de Jacarezinho através da Secretaria Municipal de Educação inaugurou na tarde desta quarta-feira, 12, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Maria Salete. A unidade está localizada no Jardim São Luiz e foi construída com recursos do Governo Federal com contrapartida do município, através do PAC 2.

O nome da escola é uma homenagem à uma professora da rede municipal que faleceu em 06 de maio de 2012. A filha da homenageada Camila Braga de Andrade, muito emocionada, destacou que a mãe sempre gostou de artes e da educação. "Ela sempre encontrava uma luz no final do túnel para passar os obstáculos. Agradeço pela homenagem", enfatiza.

Participaram da inauguração o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, a primeira dama Silvia Scarpelini, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Maria Elizabeth Rodrigues Carreira Fagá, os vereadores Diogo Augusto Biato Filho, Francisco Carlos de Moraes e Fabiano Saad, além dos secretários Sidnei Ferreira (Assistência Social), Homero Pavan (Indústria e Comércio), a ex-secretária de educação Magda Cristina Nogueira, e a comunidade.

A nova Escola Municipal de Educação Infantil conta com uma estrutura de salas de aula, berçário, salas de professor e de leitura, briquedoteca, secretaria, almoxarifado, banheiros, ampla área de recreação e cozinha própria com acompanhamento de nutricionista para balancear o cardápio das crianças.

A Secretária Municipal de Educação explica que na condução da nova EMEI contará com 22 profissionais que irão atuar diariamente, entre gestor, coordenador pedagógico, professores e equipe de suporte em ações de manutenção. "A construção é totalmente adaptada às crianças de educação infantil. Essa EMEI dispõe de um padrão definido pelo Ministério da Educação, com playground, recursos audiovisuais e mobília personalizada de acordo com a idade do aluno", explicou Beth Fagá.

O prefeito também explica que a mobília foi recurso do FNDE disponibilizada em 2013. "Foi uma grande luta de toda a equipe da Secretaria de Educação no ano passado. Este era um dos motivos que o EMEI ainda não poderia ser atendido, pois a mobília deveria seguir um padrão", ressaltou Dr. Sérgio.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação informa que havia uma taxa de R$ 1.256,56 a ser pago à SANEPAR, por um vazamento no Prédio, além de investimentos nos vidros e demais necessidades devida a depredação. "Quando a atual administração assumiu. A obra não estava 100% concluída, devido a falta de informação, pois foi finalizada com recursos municipais", explica a nota emitida pela Secretaria de Educação.

A nova EMEI funcionará em dois turno: manhã e tarde, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas de segunda a sexta-feira. Serão atendidas 20 crianças de 0 a 2 anos que terão atendimento integral e 110 crianças de 3 a 5 anos terão atendimento no período parcial, ou seja, 55 crianças por período, devido a demanda de alunos.