Planejamento

Publicado em: 28/01/2014 08:00 | Autor: Marcos Junior - Dep. de Comunicação

“Cidade Digital” deverá estar concluída até dezembro

O município de Jacarezinho deverá estar com o projeto "Cidade Digital" em pleno funcionamento até o final do ano. É o que espera o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, que assinou a adesão juntamente ao Governo Federal no final de 2013.

"Havíamos cadastrado o projeto no Governo Federal e enviamos representantes para conhecer experiências de locais que já possuem este projeto instalado", comenta Dr. Sérgio. Ele tem como objetivo a modernização da gestão pública interligando a Prefeitura às demais repartições como telecentros, escolas, secretarias, postos de saúde, entre outros e a população.

O Secretário Municipal de Planejamento, Vicente Estanislau Ribeiro, acompanhou o prefeito na assinatura em Brasília e também esteve à frente do projeto. "Ele foi protocolado em 2013 e tivemos a oportunidade de já sermos beneficiados. Irá melhorar a intercomunicação entre as secretárias e o acesso da população junto à administração municipal", ressalta Vicente Estanislau Ribeiro.

CIDADES DIGITAIS

O Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.

O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Outra ação do programa Cidades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.