Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 12/12/2013 09:51 | Autor: Marcos Junior / Dep. de Comunicação

Prefeitura de Jacarezinho dá atenção especial para Zona Rural

Os moradores da Zona Rural de Jacarezinho já sentem as melhorias realizadas pelo prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio. São dois projetos que devem entrar em vigor a partir do próximo ano e outras ações que estão sendo incrementadas diariamente para melhor atender ao homem do campo.

“Estamos com ações voltadas para todas as áreas. Não quero ficar anunciando antes de estar em realização, mas aos poucos as pessoas estão sentindo as melhorias em seu cotidiano”, enfatiza Dr. Sérgio. O prefeito explica que os projetos estão sendo elaborados para uma ação sólida.

Ele ainda ressalta que no próximo ano pretende voltar com o Programa Saúde da Família Rural. “Na época em que fui vice-prefeito e Secretário de Saúde havíamos colocado um ônibus que percorria a Zona Rural realizando atendimento básico para aquela população. A expectativa é que em 2014 já esteja em pleno funcionamento”, argumenta Dr. Sérgio.

Além disto, Jacarezinho também está no Programa Caminhos do Desenvolvimento – Sucroalcoleiro. A intenção é melhorar a infraestrutura nas estradas rurais entre as áreas de plantio da cana-de-açúcar até as usinas de processamento. “Isto também beneficiará nossas estradas rurais”, argumenta o prefeito.

Em andamento

O Patrulha do Campo tem como finalidade de conservação das estradas rurais do municipio. O equipamento faz parte do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Bacia do Paranapanema (G5) irá trabalhar 40 dias no perímetro rural da cidade. Cada patrulha é composta por uma escavadeira, um trator de esteira, uma pá-carregadeira, uma motoniveladora, um rolo-compactador, um caminhão-comboio, uma caminhonete e cinco caminhões basculantes.

O prefeito também destaca que antes dos meses de inverno foi realizado um auxílio na produção de silagem. Eles receberam a visita de técnicos que orientaram sobre a conservação de forrageiras com alto teor de proteína nas épocas mais críticas do ano.

Outra atenção especial aos pequenos produtores é o Programa de Apoio ao Manejo e Fertilidade do Solo onde eles receberão até dez toneladas que auxiliam na correção do solo para recuperar a fertilidade da terra e incentivar a produtividade.

Dr. Sérgio também explica que também tem o projeto do Programa de Inseminação Artificial (PIA) que visa o melhoramento genético do rebanho leiteiro para os produtores que contam com isto como ferramenta de trabalho.

A Prefeitura também contra com parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e no Paraná tem como órgão gestor a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária para o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), mais conhecido como “Compra Direta”.  Os produtores oferecem seus produtos para as escolas estaduais, municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e sete entidades (AJADAVI, ABRINJA, APAE, COFADD, CADD, ASILO e CAPS).

“Estes são apenas alguns dos pontos que estamos realizando na Zona Rural de Jacarezinho. Logo teremos muitos outros projetos e ações para poder entregar para a nossa população”, finaliza o prefeito Dr. Sérgio.