Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 21/11/2013 09:02 | Autor: Isabela Mattiolli / SESC

Fejacan 2013 inicia nesta quinta-feira

Tudo pronto para a oitava edição do Festival Jacarezinhense da Canção (Fejacan), que esse ano será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, no Cine Iguaçu. Promovido pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, por meio do Sesc, e pela Prefeitura de Jacarezinho, o evento conta com músicos de oito estados brasileiros.

Este ano, o Fejacan recebeu 400 músicas inscritas – 25 delas foram selecionadas e serão apresentadas ao público durante as duas noites do evento. Músicos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro se apresentarão no palco do Cine Iguaçu, a partir das 20h30.

Sem caráter competitivo, o festival visa difundir trabalhos autorais e a troca de experiências dos músicos, além de oferecer ao público a oportunidade de ter contato com a diversidade de estilos musicais e com a música de outras regiões. Além dos músicos selecionados para a oitava edição, o cantor e compositor Peninha encerra o festival com músicas que marcaram época como Sonhos, Sozinho, O ritmo da chuva, Adoro amar você, Casinha Branca.

A trajetória

O Fejacan por duas décadas trouxe para o norte pioneiro do Paraná, músicos de toda a parte do Brasil, oferecendo espaço privilegiado para a música brasileira. Porém, por 10 anos ficou adormecido, e no início de 2006, durante a Conferência Municipal de Cultura, realizada pelo Departamento de Cultura, houve a proposta de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sesc Jacarezinho para o retorno do festival. Em setembro de 2006, o Fejacan voltou a ser realizado como mostra de música, sem caráter competitivo.

Para celebrar a histórica relação do festival com o município, a edição 2013 conta também com a apresentação do extinto Grupo Arco Íris, vencedor do Festival Jacarezinhense da Canção de 1984, com a música Nação Tupi Guarani – quando o evento ainda mantinha o caráter competitivo.

De acordo com o gerente executivo do Sesc Jacarezinho, Sergio Tiburcio, o convite ao grupo foi feito pela comissão organizadora do festival, para relembrar a relação do Fejacan com a cidade. “O objetivo dessa participação especial é reunir músicos da cidade que foram vencedores da edição de 1984 para relembrar a época em que o festival mantinha caráter competitivo”, ressalta.

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio destacou que o evento é mais uma grande parceria entre a Prefeitura e o Sesc. “São pessoas que vem de todos os cantos do país para este importante festival que já é reconhecido nacionalmente”, observa.

Fejacan nas Escolas

Paralelo às apresentações, o Fejacan nas Escolas convida, desde 2011, músicos participantes do Festival de Música Jacarezinhense da Canção para entrarem em contato com alunos do Ensino Fundamental de escolas da cidade. Esse ano, nove escolas municipais receberão o projeto no período de 20 a 22 de novembro.  O Fejacan nas Escolas tem o objetivo de levar um pouco da regionalidade da música brasileira à estudantes, contribuindo para o repertório cultural dos alunos e a formação de plateias.

A Escola Municipal Professor Silvestre Marques recebeu o projeto na manhã dessa quarta-feira (20). Parte dos 522 alunos da instituição conheceram a música do Rio Grande do Norte, com a cantora e compositora Elizabeth Freitas de Souza, de Mossoró (RN). Essa é a segunda vez que a cantora participa do Fejacan e do projeto Fejacan nas Escolas.

Para a diretora da Escola Municipal Professor Silvestre Marques, Aliny Emile Stanke, a ação é mais uma forma das crianças entrarem em contato com a música e até de conhecerem o festival. “Ficamos felizes em receber o projeto, pois boa parte dos nossos alunos não têm acesso a cultura de forma geral. Embora alguns alunos participam de aulas do Futuro Integral do Sesc, também na área de música, ações como as do Fejacan nas Escolas incentivam ainda mais o interesse das crianças pela atividade”, observa.

Confira a programação da primeira noite do Fejacan 2013:

VAI SABER

Moreno Morais