Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 11/11/2013 08:00 | Autor: Marcos Junior / Dep. de Comunicação

Programa para incentivo de compras públicas é apresentado aos empresários

Pequenos e micro empresários de Jacarezinho e do Norte Pioneiro conheceram na última semana o programa "Compra Jacarezinho" no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (ACIJA). A iniciativa do Comitê Gestor da Lei Geral da Microempresa visa estimular a compra com o Poder Público. Também participaram da reunião o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, vice-prefeito José Carlos Molini e os vereadores Diogo Augusto Biato Filho e Fabiano Saad.

Representantes da unidade do SEBRAE em Jacarezinho enviaram questionário sobre compras para 40 órgãos públicos, apenas quatro responderam (Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Núcleo Regional de Educação e SEBRAE) e o potencial de compra chega a mais de R$ 23 milhões. "Quando tivermos todo este questionário na mão é possível que chegue a mais de R$ 60 milhões", comenta o consultor Alcione Marques Fernandes.

"O desafio é levantar o valor total dessas compras e ampliá-las", propõe Odemir Capello, consultor do SEBRAE. Segundo o SEBRAE/PR, o impacto na economia local é de seis vezes o valor aplicado. A iniciativa também tem o apoio do Presidente da ACIJA, Laércio Taborda. Jacarezinho é um dos 13 municípios do estado do Paraná em que o Programa está funcionando. Foi decisiva para a escolha a adesão do Município ao Programa Cidade Empreendedora, iniciado no mês de abril. A iniciativa conta com a parceria de diversas entidades, coordenadas pela Secretaria Municipal do Comércio, Indústria, Turismo e Serviços.

Como funciona

Na primeira etapa, o Programa necessita da criação de um ambiente favorável para que as ações possam acontecer. Gestores dos órgãos públicos existentes na cidade foram convidados para uma reunião no início de setembro para mostrar a importância. O Secretário Municipal de Comércio e Indústria, Homero Pavan, destaca que foi identificado o real potencial de compras públicas em Jacarezinho por meio de pesquisas. "Estamos relacionando as empresas interessadas em participar de licitações e vender seus produtos ou serviços para órgãos públicos", enfatiza Homero Pavan.

"Muitas empresas deixam de aproveitar oportunidades de negócios por falta de conhecimento. A ACIJA vai oferecer suporte aos empresários, em parceria com o SEBRAE, e estruturar um escritório de compras públicas, onde eles saberão quem está comprando o que, quando, e principalmente, auxiliando-os a entender os editais de licitações", explica Laércio Taborda.

A oferta de serviços de suporte a entidades e órgãos públicos interessados faz parte das ações do Compra Jacarezinho, e o Comitê Gestor vai monitorar todas as ações. Para o Prefeito, Dr. Sérgio Faria (Democratas), é fundamental a participação da sociedade civil organizada, de maneira atuante, que colabore, fiscalize e cobre resultados do poder público. "A soma de esforços torna o trabalho mais leve para cada um dos parceiros e faz com que os objetivos sejam alcançados mais rapidamente", finaliza Dr. Sérgio.

Palestra

A palestra da noite desta quinta-feira "Compras Públicas: Um bom negócio para o Desenvolvimento Local" foi ministrada por Gilmar Barboza que é administrador de empresas e Pós-Graduado em Gestão do Patrimônio Histórico, Cultura e Ambiental com ênfase em Turismo.

Entre os tópicos da palestra estavam: "Mudança no perfil de comprometimento da renda do brasileiro ao longo dos últimos anos", "Elementos de drenagem da renda e riqueza do município", "A criação de um ambiente favorável à atividade empreendedora", entre outros.