Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 08/11/2013 08:00 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Jacarezinhense participa de Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico

A funcionária da Prefeitura de Jacarezinho, Luana de Oliveira, foi a representante do município no 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local. Ele foi realizado em Foz do Iguaçu no final do mês de outubro e contou com mais de 2.900 pessoas de 57 países.

Durante o fórum, houve a apresentação de inúmeros casos de sucesso em desenvolvimento sustentável de municípios e regiões. Todos se baseiam na organização popular e arranjos produtivos locais, oferecendo produtos no mercado nacional internacional a preços competitivos, por serem desinflacionados do lucro exagerado praticado pelas grandes corporações.

O evento, que teve sua primeira edição na Espanha, foi promovido pelo Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento (Pnud), em conjunto com o Fórum Andaluz de Municípios pela Solidariedade Internacional (Famsi), a Itaipu Binacional e o Sebrae. Ao todo, foram 50 painéis que abordaram diversos temas ligados à promoção do desenvolvimento econômico local, como a apresentação de casos de sucesso, os desafios para a criação de planos de desenvolvimento local, a formação de arranjos produtivos, a capacitação e o papel das instituições de ensino, parceiras público-privadas, o papel de agências de desenvolvimento e muitos outros.