Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 06/11/2013 12:00 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

“Compra Jacarezinho” será apresentado para pequenos empresários

Uma iniciativa do Comitê Gestor da Lei Geral da Microempresa vai realizar nesta quinta-feira, 7, o programa "Compra Jacarezinho" para os pequenos e micro empresários do município. A ação acontece na Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (ACIJA) a partir das 19 horas.

"Estimamos, em caráter preliminar, um potencial de compras públicas de R$ 50 milhões ao ano. Isso significa que a economia do município pode movimentar R$ 300 milhões graças às compras governamentais, com reflexos positivos sobre o nível de emprego, aumentos na lucratividade e na produtividade das empresas", avalia Odemir Capello, consultor do SEBRAE em Jacarezinho. "O desafio é levantar o valor dessas compras e ampliá-las", propõe. Segundo o SEBRAE/PR, o impacto na economia local é de seis vezes o valor aplicado.

A iniciativa também tem o apoio do Presidente da ACIJA, Laércio Taborda. Jacarezinho é um dos 13 municípios do estado do Paraná em que o Programa está funcionando. Foi decisiva para a escolha a adesão do Município ao Programa Cidade Empreendedora, iniciado no mês de abril. A iniciativa conta com a parceria de diversas entidades, coordenadas pela Secretaria Municipal do Comércio, Indústria, Turismo e Serviços.

Como funciona

Na primeira etapa, o Programa necessita da criação de um ambiente favorável para que as ações possam acontecer. Gestores dos órgãos públicos existentes na cidade foram convidados para uma reunião no início de setembro para mostrar a importância. O Secretário Municipal de Comércio e Indústria, Homero Pavan, destaca que foi identificado o real potencial de compras públicas em Jacarezinho por meio de pesquisas. "Estamos relacionando as empresas interessadas em participar de licitações e vender seus produtos ou serviços para órgãos públicos", enfatiza Homero Pavan.

"Muitas empresas deixam de aproveitar oportunidades de negócios por falta de conhecimento. A ACIJA vai oferecer suporte aos empresários, em parceria com o SEBRAE, e estruturar um escritório de compras públicas, onde eles saberão quem está comprando o que, quando, e principalmente, auxiliando-os a entender os editais de licitações", explica Laércio Taborda.

A oferta de serviços de suporte a entidades e órgãos públicos interessados faz parte das ações do Compra Jacarezinho, e o Comitê Gestor vai monitorar todas as ações. Para o Prefeito, Dr. Sérgio Faria (Democratas), é fundamental a participação da sociedade civil organizada, de maneira atuante, que colabore, fiscalize e cobre resultados do poder público. "A soma de esforços torna o trabalho mais leve para cada um dos parceiros e faz com que os objetivos sejam alcançados mais rapidamente. Convidamos a todos, portanto, para que se unam a nós nesse esforço", finaliza Dr. Sérgio.

Palestra

A palestra da noite desta quinta-feira será "Compras Públicas: Um bom negócio para o Desenvolvimento Local". Ela será ministrada por Gilmar Barboza que é administrador de empresas e Pós-Graduado em Gestão do Patrimônio Histórico, Cultura e Ambiental com ênfase em Turismo.

Entre os tópicos da palestra está: "Mudança no perfil de comprometimento da renda do brasileiro ao longo dos últimos anos", "Elementos de drenagem da renda e riqueza do município", "A criação de um ambiente favorável à atividade empreendedora", entre outros.