Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 29/10/2013 13:11 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Jacarezinho realiza INOVATEC para pequenos empresários

O município de Jacarezinho foi palco nesta terça-feira, 29, do INOVATEC REGIONAL - Feira de Inovação e Tecnologia - na sede do TECPAR. O objetivo deste encontro foi a consolidação da cultura de inovação sendo uma oportunidade para a academia e o setor produtivo exporem seus projetos.

Participaram o Secretário Estadual de Ciências e Tecnologia, João Carlos Gomes, o Presidente do TECPAR, Julio Félix, o prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, o Reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rinaldo Bernardelli Junior, representantes do setor acadêmico, pesquisadores e empresários interessados em inovação.

"Esta feira tem o propósito de auxiliar na realização de contatos de negócios, de forma a transformar o conhecimento existente nas instituições de ciência e tecnologia em novos produtos", ressalta Julio Felix. Durante o evento ainda foram entregues os 10 primeiros certificados a produtores orgânicos da região, dentro do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos.

As diretrizes do programa contemplam o apoio aos arranjos produtivos locais, por meio do planejamento de estratégias voltadas para o desenvolvimento sustentável; a interação entre as universidades, institutos de pesquisa e empresas, promovendo uma ampla rede de pesquisa e inovação; o desenvolvimento e consolidação das pesquisas nas áreas estratégicas para o Paraná; e a divulgação do conhecimento, produtos e serviços de base tecnológica do Estado.

De acordo com o secretário, o programa estabelece parcerias com instituições empreendedoras de ensino superior, centros de pesquisa, empresas, organizações não governamentais e do governo do Estado para viabilizar programas e projetos estaduais e nacionais. Também fomenta atividades nas áreas prioritárias do Estado para a ciência, tecnologia e inovação, definidas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT).

A união do poder público, instituições de ensino superior e iniciativa privada será, segundo ele João Carlos Gomes, fundamental para a consolidação desse ciclo, e esta é a proposta da feira: unir os três segmentos. O prefeito de Jacarezinho ressalta que o Poder Executivo é parceiro nesta iniciativa. "Já está em funcionamento o Parque Tecnológico em nossa cidade. Esta feira é mais uma importante iniciativa no ramo", finaliza Dr. Sérgio.