A unidade do PROCON de Jacarezinho fechou até o mês de setembro com 2.878 atendimentos. Telefonia fixa com 21,19% (610 atendimentos) e Financeira com 26,78% (771 atendimentos) lideram a lista de atendimento realizados no local nos primeiros novos meses do ano.
Segundo Maiara de Souza Guimarães, chefe de divisão do PROCON, apesar da telefonia ser uma das mais reclamadas é solucionada via atendimento geral. "Não precisamos abrir um processo administrativo ou notificação formal, conseguimos solucionar o problema por telefone ou e-mail", comenta. Ela também explica que em contrapartida as instituições financeiras são acionadas, na grande maioria, via notificação formal. "O objeto dessas reclamações, em regra, consiste no pedido de boleto para quitação antecipada de contratos de outorga de crédito (empréstimo)", ressalta Maiara de Souza Guimarães.
Neste período apenas 42 processos administrativos foram gerados, sendo realizado um total de 44 audiências. A chefe de divisão do PROCON explica que com a abertura do processo administrativo é convocada uma audiência conciliatória. A sessão é presidida pelo Diretor Geral e/ou pelo Chefe de
Divisão.
Nessa ocasião, as partes são esclarecidas sobre os benefícios da conciliação, bem como estimuladas a compor um acordo. "Verificamos a grande importância desses momentos, visto que consumidor e fornecedor, frente a frente, reconhecem a necessidade da solução do conflito, harmonizando a relação de consumo", explica.
Ela ainda lembra que primeiro é importante o cliente tentar um contato com o fornecedor, pois muitas vezes a situação é solucionada rapidamente. "Caso não tenha efeito isto, é importante que o consumidor procure o órgão para podermos intermediar", analisa. A pessoa que se sentir lesada pode procurar o PROCON que fica na Rua Antônio Lemos, 916, na área central de Jacarezinho ou pelo telefone (43) 3911-3100.
Dos 2.878 atendimentos no PROCON:
SERVIÇOS:
Telefonia Móvel: 249
Telefonia Fixa: 610
TV por assinatura: 198
Demais assuntos: 315
PRODUTOS:
Informática: 28
Geladeira: 31
Celular: 76
Demais assuntos: 135
ASSUNTOS FINANCEIROS:
Cartão de Crédito: 96
Financeira: 771
Banco: 156
Demais assuntos: 120