A Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho realiza durante este mês de outubro a campanha "Outubro Rosa" na sede da 12ª Subdivisão Policial (SDP) em Jacarezinho. Durante todo o mês, enfermeiras ficam na recepção da delegacia à disposição das pessoas que freqüentam o local para informações e esclarecimento de dúvidas.
A campanha éuma conscientização realizada que destaca sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. "Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial. Em Jacarezinho não é diferente. Muito importante que as mulheres realizem este exame para evitar algum problema futuramente", comenta o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que em 2013 serão registrados no Paraná 3,1 mil novos casos de câncer de mama. Somente em 2011, 804 pessoas morreram no Estado em decorrência da doença. Em 2012, foram 815 mortes.
Umas das formas de diagnosticar o câncer de mama é a realização de mamografias de rastreamento. Este exame, oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é indicado para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Mulheres com idade acima de 35 anos e com fatores de risco também devem fazer o exame. O ideal é que as mamografias sejam realizadas a cada dois anos.
Em 2011 foram realizadas no Paraná 345.561 mamografias e 54.231 ultrassonografias de mama pelo Sistema Único de Saúde. Em 2012, este número cresceu. Foram 353.638 mamografias e 58.627 ultrassonografias de mama. Atualmente, o Estado tem 117 mamógrafos à disposição do Sistema Público de Saúde.