A Rede Municipal de Ensino de Jacarezinho - responsável pela Educação Infantil (alunos de zero a 5 anos) e pelos anos iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série) mais uma vez obtém resultado satisfatório na divulgação do IDEB, conseguindo em 2009 o resultado que o MEC projetou para 2015.
Jacarezinho, que em 2005 obteve a média 3,1 e 4,1em 2007, agora apresenta um resultado maior do que o nacional: ficou com 4,5 - enquanto a nota no Brasil é 4,4.
O IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante na Prova Brasil, realizada no mês de novembro, pelos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental matriculados nas escolas da rede municipal e pelos alunos da 8ª série das escolas estaduais. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o IDEB da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 - correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
Atualmente a Rede Municipal de Jacarezinho tem 4.591 alunos matriculados, assim distribuídos:
Em 2009 havia 25 turmas de 4ª série, com 724 alunos matriculados, os quais foram avaliados pelo MEC, fazendo a Prova Brasil.
Ouvida pela reportagem, a prefeita Tina Toneti disse: \"esses meninos e meninas obtiveram a nota 5,34 um significativo indicador do desempenho dos nossos alunos para medir o IDEB da Rede Municipal de Jacarezinho, e conseguir o índice 4,5.
Eles nos enchem de orgulho e satisfação, porque constatamos que o esforço que precisamos fazer para eliminar a dualidade administrativa no município, tendo que construir, reformar, ampliar e equipar escolas não foi em vão, visto que conseguimos evoluir no aspecto didático e pedagógico.
Estão de parabéns nossos professores e professoras, diretoras, coordenadoras pedagógicas, os pais dos alunos, enfim: todas as pessoas que participam do processo educacional na rede municipal de ensino desta cidade, demonstrando comprometimento com o futuro de nossa terra.\"