Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 27/09/2013 13:07 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Semana do Trânsito é concluída com sucesso

A 1ª Gincana de Trânsito aconteceu na tarde desta quarta-feira, 25, na Praça Rui Barbosa em Jacarezinho em finalização da "Semana de Trânsito". O evento contou com a participação de crianças e adolescentes das escolas estaduais e municipais.

A iniciativa para a realização do feito partiu da 10ª CIRETRAN de Jacarezinho, que firmou parcerias com SESC, SENAC, Auto-escolas Preferencial e Farol Verde, Corpo de Bombeiros, 12ª SDP (Delegacia Civil), Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação e Hemocentro da 19ª Regional de Saúde.

A execução da gincana e a premiação foi de responsabilidade do SESC. A 10ª CIRETRAN, em contrapartida, forneceu material gráfico educativo do DETRAN/PR, como panfletos, livrinhos de colorir, jogos de tabuleiro, além da distribuição de brindes como bonés e chaveiros.

"Por existir preocupação por parte do Governo do Estado do Paraná com questões envolvendo educação para o trânsito, através do DETRAN/PR estão acontecendo em diversas cidades do Paraná atividades pertinentes ao tema. E em Jacarezinho, o objetivo das ações realizadas é trazer informações e preparar as futuras gerações para a problemática do trânsito, além de fazer com que as crianças e adolescentes repassem o conhecimento adquiridos aos pais, cobrando dos mesmos um comportamento adequado perante a sociedade", destacou Patrícia Alcântara da Silva, responsável pela DETRAN em Jacarezinho.

O evento se deu em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, que é comemorada anualmente de 18 a 25 de Setembro, e que em 2013 trouxe o tema "álcool, outras drogas e a segurança do trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas. A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Magda Cristina Nogueira esteve presente na gincana e parabenizou a iniciativa. "Ações como estas ajudam na educação de nossas crianças para que cresçam já com uma mentalidade formada sobre o trânsito", disse.

A grande vencedora da gincana foi a equipe Pavamênia com 1000 pontos. Em segundo lugar ficou a equipe Quevedo com 840 pontos. Em terceiro com 815 ficou a equipe AnexSesc. As equipes eram formadas por junções de escolas municipais e estaduais. Ao todo, alunos de sete escolas participaram da atividade.