Os professores do Departamento Municipal de Esportes de Jacarezinho, Mario Lopes Pinheiro e Lidiane de Araujo participam esta semana do Curso de Formação e Capacitação de Lazer e Esporte do Projeto Lazer Paraná e Projeto Segundo Tempo Modalidades. A abertura oficial do evento aconteceu às 20h da noite desta segunda-feira (16), com a presença do secretário de esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman. O encerramento será quinta-feira (19). A capacitação acontece no SESC Caiobá.
Mario é professor de Atletismo no município. Já Lidiane é a professora responsável pelas aulas de Basquete. Uma das propostas do projeto é inovar nos conteúdos ministrados pelos profissionais em seus municípios. “Esta capacitação com certeza será muito útil para nossos profissionais, pois quando retornarem eles poderão desenvolver novas ações e novas atividades voltadas para o esporte e lazer no município”, destacou o Diretor Municipal de Esportes, José Antonio Franco.
As atividades contam com palestras e oficinas em diversas áreas da Educação Física, visando o aperfeiçoamento dos profissionais para melhor atuação em suas cidades, participam os municípios que estão contemplados no PST Modalidades e no Lazer Paraná 2013. As primeiras atividades foram realizadas na tarde desta segunda-feira com uma intervenção motivacional, ministrada pelo professor Itamar Ribeiro. Serão realizadas palestras sobre lazer na gestão municipal, métodos de ensino dos esportes e motivacionais. Também acontecerão oficinas de organização e planejamento de esporte e lazer na gestão municipal, esportes coletivos, esportes de raquetes, atletismo e primeiros socorros.
Após a abertura oficial foram realizadas duas palestras: a primeira foi ministrada pelo professor Eloir Ribeiro e abordou o lazer na gestão municipal. Na segunda palestra foi com objetivo motivacional, ministrada pelo professor Itamar Ribeiro. “Esta iniciativa faz parte de um processo de elaboração de uma política de esporte. Temos aqui 117 municípios e esperamos ter um período produtivo e de muito aprendizado”, disse o secretário Roman durante a abertura da capacitação.
Estavam presentes também na mesa diretiva: o presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE), Lissandro Dorst; o diretor do IPCE, Antônio Carlos Dourado; o diretor da divisão de esporte e lazer do SESC Paraná, Marcus Vinicius de Melo; a representante do Gabinete de Gestão e Informação (GGI), Joselene Anjos; e os palestrantes João Eloir e Itamar Ribeiro.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.