Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 17/09/2013 10:03 | Autor: Jivago França com informações da secretaria de esportes

Professores de Jacarezinho participam de capacitação esportiva

Os professores do Departamento Municipal de Esportes de Jacarezinho, Mario Lopes Pinheiro e Lidiane de Araujo participam esta semana do Curso de Formação e Capacitação de Lazer e Esporte do Projeto Lazer Paraná e Projeto Segundo Tempo Modalidades. A abertura oficial do evento aconteceu às 20h da noite desta segunda-feira (16), com a presença do secretário de esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman. O encerramento será quinta-feira (19). A capacitação acontece no SESC Caiobá.

Mario é professor de Atletismo no município. Já Lidiane é a professora responsável pelas aulas de Basquete. Uma das propostas do projeto é inovar nos conteúdos ministrados pelos profissionais em seus municípios. “Esta capacitação com certeza será muito útil para nossos profissionais, pois quando retornarem eles poderão desenvolver novas ações e novas atividades voltadas para o esporte e lazer no município”, destacou o Diretor Municipal de Esportes, José Antonio Franco.

As atividades contam com palestras e oficinas em diversas áreas da Educação Física, visando o aperfeiçoamento dos profissionais para melhor atuação em suas cidades, participam os municípios que estão contemplados no PST Modalidades e no Lazer Paraná 2013. As primeiras atividades foram realizadas na tarde desta segunda-feira com uma intervenção motivacional, ministrada pelo professor Itamar Ribeiro. Serão realizadas palestras sobre lazer na gestão municipal, métodos de ensino dos esportes e motivacionais. Também acontecerão oficinas de organização e planejamento de esporte e lazer na gestão municipal, esportes coletivos, esportes de raquetes, atletismo e primeiros socorros.

Após a abertura oficial foram realizadas duas palestras: a primeira foi ministrada pelo professor Eloir Ribeiro e abordou o lazer na gestão municipal. Na segunda palestra foi com objetivo motivacional, ministrada pelo professor Itamar Ribeiro. “Esta iniciativa faz parte de um processo de elaboração de uma política de esporte. Temos aqui 117 municípios e esperamos ter um período produtivo e de muito aprendizado”, disse o secretário Roman durante a abertura da capacitação.

Estavam presentes também na mesa diretiva: o presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE), Lissandro Dorst; o diretor do IPCE, Antônio Carlos Dourado; o diretor da divisão de esporte e lazer do SESC Paraná, Marcus Vinicius de Melo; a representante do Gabinete de Gestão e Informação (GGI), Joselene Anjos; e os palestrantes João Eloir e Itamar Ribeiro.