Publicado em: 13/09/2013 14:08 | Autor: Marcos Junior / Dep. de Comunicação

Inaugurada Farmácia do Paraná em Jacarezinho

O Diretor Geral da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA), Rene José Moreira dos Santos, juntamente com o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, e o deputado estadual Pedro Lupion inaugurou a Farmácia do Paraná. A iniciativa marca a reestruturação da rede de distribuição de medicamentos especializados.

Também participaram: da solenidade na manhã desta sexta-feira, 13, o chefe da 19ª Regional Antônio Carlos Setti, os prefeitos Pedro de Oliveira (Guapirama), Edmar Alboneti (Barra do Jacaré) e Fernando Dolenz (Quatiguá), funcionários e comunidade.

“O objetivo é promover o acesso da população a remédios seguros, eficazes e de qualidade”, comenta Rene José Moreira dos Santos. Ele ainda destaca que a Farmácia do Paraná funciona com base em três componentes de atendimento a pacientes. O primeiro são os medicamentos comumente receitados pelos médicos nos Postos de Saúde, e que constam na Lista de Medicação Nacional. O segundo componente são os medicamentos para determinadas doenças, como Tuberculose, Aids, Hanseníase, problemas mentais e outros, que na linguagem técnica são conhecidos como medicamentos estratégicos. O terceiro componente são os remédios para patologias mais específicas como Mal de Parkinson, Alzheimer, Esclerose Múltipla etc.

O prefeito de Jacarezinho ressalta que é muito importante esta parceria entre o município com o Governo Estadual e Federal. “É mais uma importante ação para o desenvolvimento de nossa cidade e região. Com isto, as pessoas podem utilizar seus remédios e encontrar num local adequado”, argumenta Dr. Sérgio.

Pedro Lupion explica que cada município faz uma lista de medicamentos mais utilizados na rede pública e repassa ao Consórcio, que vai realizar um pregão eletrônico para aquisição dos remédios. O município também pode usar recursos próprios e complementar a compra. “Depois do pregão, o Consórcio entrega todos os produtos à Regional, que distribui, conforme a lista, às secretarias municipais”, complementa o deputado estadual.

A Farmácia do Paraná está instalada na Rua Coronel Cecílio Rocha, 425, na área central de Jacarezinho. O Governo do Paraná investiu, até novembro de 2012, R$ 115 milhões na aquisição de medicamentos do componente especializado. Em 2010, foram gastos R$ 79 milhões.

Os municípios atendidos são Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antonio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

A Farmácia da 19a Regional de Saúde atende 3,3 mil pacientes cadastrados de 22 municípios e movimenta cerca de R$ 5 milhões ao ano em medicamentos. O governo do Estado investiu R$ 32 mil na readequação da unidade entre equipamentos e mobiliário. Segundo a diretora do departamento de assistência farmacêutica, Deise Regina Pontarolli, as farmácias têm a atribuição de gerenciar toda a distribuição de medicamentos na região, inclusive os da assistência básica, adquiridos pelo Consórcio Paraná Saúde para distribuição municipal. Com financiamento municipal, estadual e federal, 393 municípios paranaenses adquirem medicamentos básicos através do consórcio. “Com a readequação das farmácias, além de melhorar as condições de atendimento aos pacientes, investimos na segurança de armazenamento e distribuição dos medicamentos aos municípios atendidos”, informou Deise.