Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 11/09/2013 14:04 | Autor: Jivago França / Dep. de Comunicação

Alunos de Jacarezinho participam do Projeto Segurança e Cidadania na Escola

Os alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino de Jacarezinho participam do Projeto Segurança e Cidadania na Escola, implantado pela 12ª Subdivisão Policial (SDP) em 2009. Na manhã desta quarta-feira (11), os meninos e meninas da Escola Municipal Professor Johann Probst no Jardim Panorama estiveram na instituição onde conheceram as instalações, atribuições dos policiais e os trabalhos realizados.

A visita faz parte do Programa Mais Educação que em Jacarezinho é coordenado pela professora Márcia Gonçalves Araujo. Durante a visita os alunos tiveram uma palestra sobre os perigos das drogas e assistiram a um pequeno vídeo explicativo sobre os diversos tipos de drogas ilícitas e lícitas, como o álcool, responsável pela maior parte dos acidentes automobilísticos no Brasil.

Todas as quartas-feiras, os alunos de uma escola da rede municipal irão até a 12ª Subdivisão Policial, onde participarão do projeto. A instrução do Segurança e Cidadania na Escola em Jacarezinho é feita pela investigadora Tatiana Fonseca do Carmo. “Este projeto visa aproximar as crianças da polícia e apresentar os trabalhos realizados, bem como mudar a visão das crianças de que a polícia é má e quem sabe estimular as crianças a se tornarem policiais e cuidarem da segurança pública”, destacou a investigadora.

Para a professora Márcia, o projeto é de suma importância para a educação das crianças. “Ele ajuda na conscientização sobre o não uso das drogas, ajudando ainda no trabalho das escolas junto à educação no sentido de prevenção, disciplina e segurança”, afirmou Márcia, coordenadora do Mais Educação em Jacarezinho. Na segunda fase, o projeto prevê a participação direta dos alunos na construção de trabalhos pedagógicos, como textos e desenhos contextualizados. Os vencedores serão premiados no fim do ano.

Projeto Segurança e Cidadania na Escola

O projeto foi criado em 2009 pelo então delegado-chefe da 12ª SDP de Jacarezinho, Rogério Antônio Lopes que atualmente é o delegado da Divisão Policial do Interior (DPI) em Curitiba e visa ampliar o projeto para outras divisões do estado. Rogério é nascido em Jacarezinho, de origem humilde, trabalhou desde muito jovem, e formou-se Delegado de Polícia em 1994.