Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 02/09/2013 10:00 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Programa quer aumentar participação de empresas locais nas compras públicas

O Comitê Gestor da Lei Geral da Microempresa vai propor aos dirigentes de órgãos públicos um programa permanente de incentivo e capacitação das empresas locais interessadas em participar das compras efetuadas pelo setor. Segundo o SEBRAE/PR, o impacto na economia local é de seis vezes o valor aplicado.

"Estimamos, em caráter preliminar, um potencial de compras públicas de R$ 50 milhões ao ano. Isso significa que a economia do município pode movimentar R$ 300 milhões graças às compras governamentais, com reflexos positivos sobre o nível de emprego, aumentos na lucratividade e na produtividade das empresas", avalia Odemir Capello, consultor do SEBRAE em Jacarezinho. "O desafio é levantar o valor dessas compras e ampliá-las", propõe Capello.

Jacarezinho é um dos 13 municípios do estado do Paraná em que o Programa irá funcionar. Foi decisiva para a escolha a adesão do Município ao Programa Cidade Empreendedora, iniciado no mês de abril. A iniciativa conta com a parceria de diversas entidades, coordenadas pela Secretaria Municipal do Comércio, Indústria, Turismo e Serviços.

O lançamento do Compra Jacarezinho acontece no dia 5 de setembro (quinta-feira), às 9h30, na Câmara Municipal, e é uma das ações do Plano Estratégico do Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial.

Como funciona

Na primeira etapa, o Programa necessita da criação de um ambiente favorável para que as ações possam acontecer. Gestores dos órgãos públicos existentes na cidade serão convidados para a reunião do dia 5, quando se pretende sensibilizá-los para a importância do Programa, mostrar suas vantagens econômicas, tirar dúvidas e constituir um grupo de trabalho.

O SEBRAE vai identificar o real potencial de compras públicas em Jacarezinho por meio da aplicação de pesquisas. O próximo passo é relacionar as empresas interessadas em participar de licitações e vender seus produtos ou serviços, identificar entraves e apontar soluções.

"Muitas empresas deixam de aproveitar oportunidades de negócios por falta de conhecimento. A ACIJA vai oferecer suporte aos empresários, em parceria com o SEBRAE, e estruturar um escritório de compras públicas, onde eles saberão quem está comprando o que, quando, e principalmente, auxiliando-os a entender os editais de licitações", explica Laércio Taborda, presidente da entidade.

A oferta de serviços de suporte a entidades e órgãos públicos interessados faz parte das ações do Compra Jacarezinho, e o Comitê Gestor vai monitorar todas as ações. Para o Prefeito, Dr. Sérgio Faria (Democratas), é fundamental a participação da sociedade civil organizada, de maneira atuante, que colabore, fiscalize e cobre resultados do poder público. "A soma de esforços torna o trabalho mais leve para cada um dos parceiros e faz com que os objetivos sejam alcançados mais rapidamente. Convidamos a todos, portanto, para que se unam a nós nesse esforço", finaliza Dr. Sérgio.