Publicado em: 19/08/2013 09:39 | Autor: Marcos Junior / Dep. de Comunicação

Conferência de Saúde será nesta sexta-feira com espaço para população reivindicar

A população de Jacarezinho está convidada para participar da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Jacarezinho que será realizada na próxima sexta-feira, 23, no Cine Iguaçu. Ele abrirá espaço para a comunidade reivindicar e opinar sobre a saúde municipal. A conferência municipal aconteceu de dois em dois anos, de acordo com uma Lei Municipal de 1997.

O Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Luiz Romão, enfatiza que o objetivo da Conferência é esclarecer junto à população as diretrizes da saúde municipal para os próximos quatro anos. O tema central da nona edição será “Pela vida, pelo SUS”.

Durante a conferência também haverá as plenárias que vão mostrar como está a saúde do município atualmente. Serão pelo menos três conferencistas. “A rede de atenção à saúde terá a discussão nova que foi planejada na área federal e também está sendo implantada na área estadual, iremos implantar no município”, disse o secretário. Romão destacou ainda que durante a conferência será explanado sobre o financiamento da saúde municipal, de onde vem o dinheiro para os projetos, para o pagamento dos serviços e também sobre controle social.

Os delegados serão escolhidos segundo a lei federal 8.142 com 50% como usuários dos serviços de saúde como associações, sindicatos e pastorais. 25% serão formados por funcionários da área da saúde. Outros 12,5% serão de prestadores de serviços e os 12,5% restante serão formados por gestores de saúde.