Conservação Urbana

Publicado em: 15/08/2013 21:42 | Autor: Marcos Junior / Dep. de Comunicação

Jacarezinho terá convênio com Governo Estadual para sinalização de trânsito

O Governo do Estado do Paraná divulgou nesta quinta-feira, 15, que quinze municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) irão receber investimento em sinalização de trânsito. Os pré-cadastrados na região para assinar o novo convênio, que ainda dependem de documentação, são: Abatiá, Andirá, Barra do Jacaré, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Jacarezinho, Japira, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos e Tomazina.

As cidades pré-selecionadas são de pequeno e médio porte e não tem o trânsito municipalizado, ou seja, não contam com um órgão ou secretaria específicos para esta área. "Nossa prioridade são as cidades que ainda não contam com uma estrutura de sinalização suficiente, que permita organizar o fluxo de pedestres, ciclistas e veículos em condições de segurança", explica o diretor geral do Detran, Marcos Traad.

"Considerando que os municípios estão em constante crescimento, o Detran do Paraná entende que projetos de sinalização viária devem ser flexíveis e dinâmicos, de forma que permitam atualizações, adequações e complementações que acompanhem a expansão do perímetro urbano, a criação de novos bairros e a alteração no fluxo das vias, por exemplo", completa ele.

Para auxiliar os prefeitos e suas equipes neste sentido, o Detran propõe um convênio em que fornece o desenvolvimento de projetos e suporte técnico para a implantação, além de consultoria aos gestores indicados pelos municípios. O objetivo é desenvolver um padrão de sinalização viária urbana para todas as cidades paranaenses que ainda não estão inseridas no Sistema Nacional de Trânsito (SNT).