Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 13/08/2013 10:03 | Autor: Jivago França / Dep. de Comunicação

Prefeitura garante transporte de alunos da zona rural

A Prefeitura de Jacarezinho garantiu recentemente através de contrato licitatório (Pregão Presencial), o transporte para os alunos da rede municipal e estadual dos bairros rurais do município. Foram contratadas as empresas que farão o transporte dos alunos dos bairros Dourado, Laranjal, Monjolinho, Pedra Rajada, Marinho Braz, Santa Tereza, Flora, Jamaica, Serra do Sóccio, Pinhalzinho, Três Corações, Água Feia e Sertãozinho.

Ao todo são sete empresas que prestarão o serviço até o dia 31 de dezembro deste ano. O contrato pagará as empresas valores que variam entre R$1,10 a R$2,15 por quilometro rodado. Serão usados para os transportes, Vans, Micro-ônibus, Kombis, e Ônibus das empresas vencedoras, Hélio Pereira da Silva & Cia Ltda; J. A. Generoso de Oliveira & Cia Ltda; E. C. Lima & Souza Ltda; Kátia da Costa - Transportes ME; J. A. de Castro Transporte Eireli – Me; J.V. Oliveira & Cia Ltda ME e Pedro Juvenil Leite.

Segundo o diretor de Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, André de Souza Melo, o transporte licitado ocorrerá nos períodos da manhã, tarde e noite. Ele destaca que ao todo 871 estudantes (425 da rede municipal e 446 da rede estadual) serão beneficiados. Todos os motoristas que atuam no transporte possuem habilitação na categoria D e curso de transporte escolar coletivo.

Além do transporte realizado pelas empresas contratadas, a frota municipal ainda faz o transporte de aproximadamente 220 alunos de sete linhas, os bairros Água da Prata, Fazenda Curitiba, Fazenda Califórnia, Fazenda São Vicente, Barragem e Campo da Experiência recebem o transporte da frota municipal, mais a Vila Rural Novo Texas que desde o inicio das aulas recebe o transporte do município.

O transporte dos alunos da rede estadual acontece através de convênios nas esferas estaduais e federais. Do programa estadual de transporte escolar, o município recebe R$ 426.848,02. Já pelo Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) disponibiliza R$ 95 mil. Do município são R$ 155 mil