Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 06/08/2013 13:30 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Feira Internacional do Café será realizada em outubro em Jacarezinho

O maior evento da cafeicultura do Paraná acontece no Centro de Eventos de Jacarezinho nos dias 2, 3 e 4 de outubro. Trata-se da sexta edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (FICAFÉ 2013) um evento de negócios, que visa aproximar cafeicultores e compradores de cafés especiais e certificados de todo o mundo. A cerimônia de abertura será no dia 3 de outubro.

Um dos atrativos da FICAFÉ é a realização de eventos técnicos para capacitar os produtores, no dia 2 de outubro. Na edição de 2013 será realizado o II Simpósio de Difusão Tecnológica do Norte Pioneiro do Paraná.  Os temas das palestras serão: "Gestão da mecanização da lavoura cafeeira" e "Manejo da produção da lavoura cafeeira para sustentabilidade".

O Projeto de Cafés Especiais é uma iniciativa do Sebrae/PR e da ACENPP com o objetivo de incentivar a produção de cafés especiais e certificados para aumentar a lucratividade da agricultura familiar e diminuir a evasão do homem do campo. "O Projeto mudou a realidade dos cafeicultores do norte pioneiro, que deixaram de produzir café commodity e direcionaram a produção para o mercado de cafés de qualidade", afirma o consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello.

O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, destaca que o evento é conhecido nacionalmente. "Existe uma expectativa de público de aproximadamente 4 mil pessoas. Temos um orçamento que já foi colocado para incentivar a Feira. Estamos estudando para aumentar esta parceria para uma maior expansão", comenta Dr. Sérgio.

A FICAFÉ 2013 é uma realização do Sebrae/PR, ACENPP, Cooperativa de Cafés Especiais Certificados do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP), além do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).