Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 05/08/2013 09:11 | Autor: Jivago França / Dep. de Comunicação

Conselho Municipal de Cultura é eleito durante conferência

O Conselho Municipal de Cultura de Jacarezinho foi eleito na tarde da última sexta-feira (2), durante a realização da Conferência Municipal de Cultura no Cine Teatro Iguaçu no centro da cidade. O mandato do conselho é de dois anos. Ele é constituído de seis representantes da sociedade civil e cinco indicados pelo poder público. Os conselheiros não são remunerados.

Segundo o Diretor do Departamento Municipal de Cultura de Jacarezinho, Jucelino Biagini, o município está inscrito no Sistema Nacional de Cultura desde abril. “Se o município não tiver aderido, não receberá verba publica nem da iniciativa privada”, explicou. Ele disse ainda que o conselho eleito terá como sede para as reuniões quinzenais, o prédio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

“As reuniões acontecem de 15 em 15 dias, salvo em casos emergenciais, ai são convocadas reuniões extraordinárias. Cada reunião tem o prazo máximo de 1h30”, detalhou Jucelino. Para o Prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio, a eleição do conselho é de extrema importância para a realização dos eventos culturais no município. Durante a conferência, Jucelino destacou algumas mudanças que precisam ser feitas com ajuda do conselho, como é o caso do orçamento do departamento. “Foram sete anos com o mesmo orçamento. Aumentaram os preços, por exemplo, dos preparativos para o carnaval, mas o orçamento continuou o mesmo”, disse.

Mesmo com as dificuldades, Biagini acredita que o município de Jacarezinho esteja bem na área cultural. “Jacarezinho está muito a frente de municípios maiores em relação as realizações da área da cultura”, frisou. Para o reeleito como conselheiro, Oscar de Oliveira, nas reuniões acontecem algumas das decisões mais importantes. “De vez em quando temos alguns descontentamentos, mas isto é normal dentro das discussões do conselho, o que leva a decisões importantes”, disse Oliveira.

A eleição foi com chapa única, não precisando assim de quantidade de votos, apenas aprovação que aconteceu por unanimidade pelos presentes no evento. André Luiz Ferreira de Castro, James Rios Oliveira Santos e Oscar de Oliveira representaram a sociedade civil. Carolina Julia Omino representou a música, Edmilson Donizete do Nascimento representou as artes visuais e Gabriel Jesus Monteiro representou as artes cênicas.