Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 22/06/2010 09:49 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: Welk Daniel

EnCena 1ªnoite

A cerimônia de abertura da VI Mostra de Teatro de Jacarezinho aconteceu nesta segunda-feira, 21, com a proposta dos organizadores de fazer do EnCena 2010 uma edição especial.
Momentos antes da cerimônia a peça \"O Amor de Peri e Ceci\", do Circo Teatro Sem Lona de Maringá, já havia acontecido em plena Avenida Getulio Vargas, em frente à Prefeitura, com um grande publico de populares que, no vai e vem de seus compromissos, deram uma pausa para compor a platéia do espetáculo de rua.
Durante a cerimônia o produtor do EnCena, Danilo Oliveira, fez uma retrospectiva das edições anteriores e fez uma homenagem a Prefeita Tina Toneti que durante todo o seu mandato priorizou a realização de ações culturais em Jacarezinho.
Entre um discurso e outro a companhia de teatro \"Circo Teatro Sem Lona\", de Maringá fez várias apresentações como forma tornar o clima mais teatral.
Ainda na mesma cerimônia a Prefeita Tina Toneti ouviu carinhosas palavras de agradecimento da Diretora de Cultura do município, Aline Sales e do representante do CAT, Conjunto de Amadores de Teatro, Oscar Oliveira.
A Prefeita Tina Toneti encerrou a abertura do EnCena agradecendo a todos que fazem parte da organização do evento e ainda parabenizou os artistas destacando as políticas do governo que incentivam a cultura no Brasil.
\"Graças a um governo preocupado com a cultura de seu povo, hoje é possível viver da arte, seja ela cênica ou musical\", afirmou Tina ao destacar a nova lei do Governo Lula que permite aos artistas contribuírem para o INSS e se aposentar como artista.
A Prefeita Tina ainda agradeceu ao ator Odilon Wagner por auxiliar o departamento de Cultura na seleção das peças teatrais do EnCena 2010.
Para completar o clima teatral da noite, após a cerimônia todos que saiam do Jacarezinho Clube se deparavam com uma quilométrica fila de pessoas que se formou em frente ao CAT para mais um grande espetáculo da EnCena com a peça \"A Alma Boa de Setsuan\" com Denise Fraga.
Após o espetáculo a atriz fez vários agradecimentos a platéia e parabenizou a administração publica por investir em cultura.
A VI Mostra de Teatro de Jacarezinho continua hoje com a peça \"AGRESTE\" da Companhia Razões Inversas no CAT as 8:30hrs.