O Departamento de Epidemiologia de Jacarezinho realiza até a próxima sexta-feira, 2 de agosto, a campanha de prevenção contra hepatites virais B e C. O exame é rápido e pode ser feito diariamente na Vigilância Epidemiológica (das 8 às 10h e 13h30 às 15h30).
Na noite desta terça-feira, 30, acontecerá no Posto de Saúde Central de Jacarezinho um atendimento especial. "Queremos atender também as pessoas que não podem ir durante o dia nesta noite. Antes a faixa entre 29 e 49 anos não estava entre os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e a partir deste mês essa parcela da população está coberta", comenta Suelene Manfré, diretora do departamento epidemiológico.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 400 milhões de pessoas no mundo já são portadores do vírus da hepatite B. Já a Hepatite C são mais de 200 milhões de pessoas infectadas. A principal forma de transmissão ocorre através do compartilhamento de seringas e outros materiais com sangue contaminado.
Os alunos do curso "Técnico da Vigilância e Saúde" pelo Centro Formador de Recursos Humanos da Escola Pública do Paraná também participam da campanha de prevenção. "São doenças silenciosas que com o tratamento precoce será essencial para a recuperação", finaliza Suelene Manfré.