Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 25/07/2013 22:37 | Autor: Marcos Junior / Dep. de Comunicação

EnCena deste ano será o maior já realizado no município

Serão 15 espetáculos de alto nível destinado para todas as idades e público que acontecerá na "IX Mostra de Teatro de Jacarezinho: EnCena" que será realizado entre os dias 16 á 23 de agosto. O anúncio foi feito no prédio da Reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) na tarde desta quinta-feira, 25.

O evento terá investimento de aproximadamente R$ 220 mil e tem parceria da Prefeitura de Jacarezinho, UENP e Serviço Social do Comércio (SESC). Através da Lei Rouanet serão liberados R$ 90 mil que será fundamental para o incremento da mostra de teatro.

A entrevista coletiva contou com o prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, o reitor da UENP, Eduardo Rando, Presidente da Câmara, Diogo Augusto Biato Filho, representantes do SESC, Caixa Econômica, SANEPAR, entre outros.

Outra novidade para este ano é a revitalização da parceria com o Festival Internacional de Londrina (FILO), acordo possível mediante a participação da Caixa Econômica Federal. A curadoria do EnCena 2013, composta por Danilo Oliveira, Elaine Stramare, Jucelino Biagini e Marcio Carreri, que trabalharam para definir as companhias teatrais que irão se apresentar no evento.

"O município de Jacarezinho se sente honrado desta parceria. Queremos levar o público para acompanhar estes espetáculos de ponta", comenta Dr. Sérgio. O reitor da UENP ressalta que a arte é expressa de diversas maneiras e neste ano é o maior espetáculo realizado desde a primeira edição.

O Programa Conta Cultura tem como objetivo beneficiar a arte paranaense, facilitando a parceria entre empreendedores de projetos culturais e empresas interessadas em patrocinar. Neste ano, participam como patrocinadoras as estatais Sanepar e Copel. Para participar do programa os projetos devem ser previamente aprovados pelo mecanismo de incentivo à cultura do Governo Federal conhecido como Lei Rouanet.

O prefeito de Jacarezinho destaca que é uma grande oportunidade de levar a arte do teatro para toda a população. "A participação de toda a comunidade será essencial para que o espetáculo seja um sucesso. Iremos dar oportunidade de espetáculo distante do palco principal, chegando aos bairros de nossa cidade", enfatiza o prefeito.

Além do palco do Conjunto Amador de Teatro (CAT) também acontecerão na Praça Rui Barbosa e em frente à escadaria da antiga FAFIJA. "Temos o Cine Teatro Iguaçu, mas o palco não é de grande profundidade, por isto acontecerá no CAT", ressalta Danilo de Oliveira, um dos organizadores do evento.

Os convites serão destinados a preço popular R$ 6 a partir do dia 7 de agosto. Às 10 horas no Conjunto Amador de Teatro e às 19h30 na secretaria da antiga FAFIJA. Uma das atrações será a atriz global Renata Sorrah com a peça "Esta criança" no dia 16 de agosto às 20h30.

Confira a PROGRAMAÇÃO DO IX ENCENA:

Troupe Volare 9h rua Paraná

Hoje tem espetáculo 10h praça Rui Barbosa