Publicado em: 25/07/2013 09:36 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Participação da população é importante para apreensão de animais soltos

A empresa contratada pela Prefeitura de Jacarezinho para a apreensão de animais de grande porte soltos pelas ruas da cidade está trabalhando a todo vapor. Mas é importante a participação da população em alertar e orientar sobre os locais em que eles se encontram.

"É um trabalho de parceria entre o Poder Executivo, empresa contratada e moradores. É um problema gravíssimo, pois os animais soltos colocam em risco o trânsito, os pedestres e a saúde pública. Por isso, o proprietário dos animais será responsabilizado, tanto criminal como civilmente, arcando com as despesas de remoção e estadia", comenta Conrado Segalla, Secretário Municipal de Administração.

Após a apreensão, uma veterinária irá fazer uma inspeção para saber as condições do animal. Todo este custo, inclusive com o transporte, será de responsabilidade dos proprietários. Segundo Valdecir José de Araújo, responsável pela empresa, inicialmente foi um trabalho de conscientização com os donos de animais. "Já estamos apreendendo e levando para uma chácara para cuidados", enfatiza.

O Secretário Municipal de Administração também alerta aos motoristas que, ao se depararem com animais na pista, não buzinem nem sinalizem com faróis, para não assustá-los. O conselho é para fechar os vidros do veículo, passar lentamente pelo local e avisar imediatamente a empresa responsável pelo telefone (43) 9115-7015. Para isto a Prefeitura está distribuindo panfletos nos bairros com maior incidência de animais soltos, com número de telefone da empresa, que está disponível 24 horas por dia.