Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 23/07/2013 13:37 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Espetáculos do EnCena serão conhecidos nesta quinta-feira

A edição 2013 da "Mostra de Teatro de Jacarezinho: EnCena" terá seus espetáculos conhecidos na próxima quinta-feira, 25, durante uma coletiva de imprensa na sede da Reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

O evento terá investimento de aproximadamente R$ 220 mil e tem parceria da Prefeitura de Jacarezinho, UENP e Serviço Social do Comércio (SESC). Através da Lei Rouanet serão liberados R$ 90 mil que será fundamental para o incremento da mostra de teatro.

Outra novidade para este ano é a revitalização da parceria com o Festival Internacional de Londrina (FILO), acordo possível mediante a participação da Caixa Econômica Federal. A curadoria do EnCena 2013, composta por Danilo Oliveira, Elaine Stramare, Jucelino Biagini e Marcio Carreri, que trabalharam para definir as companhias teatrais que irão se apresentar no evento.

O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, destaca que é uma grande oportunidade de levar a arte do teatro para toda a população. "A participação de toda a comunidade será essencial para que o espetáculo seja um sucesso. Iremos dar oportunidade de espetáculo distante do palco principal, chegando aos bairros de nossa cidade", enfatiza o prefeito.

O reitor da UENP, Eduardo Meneghel Rando, argumenta que "Para este ano, apesar da dificuldade orçamentária, a UENP, convencida da importância do EnCena, continua firme na viabilização de aporte para o desenvolvimento da arte e da cultura, pela via do teatro, na nossa comunidade".

Conta Cultura

O Programa Conta Cultura tem como objetivo beneficiar a arte paranaense, facilitando a parceria entre empreendedores de projetos culturais e empresas interessadas em patrocinar. Neste ano, participam como patrocinadoras as estatais Sanepar e Copel. Para participar do programa os projetos devem ser previamente aprovados pelo mecanismo de incentivo à cultura do Governo Federal conhecido como Lei Rouanet.