Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 15/07/2013 17:00 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

FETEXAS ultrapassa mais de 80 mil visitantes

A 24ª FETEXAS terminou neste domingo, 14, superando a expectativa de 80 mil pessoas nos quatro dias de festa. Atraindo público de todo o Norte Pioneiro e Sudoeste de São Paulo. Durante o evento foram: palestra técnicas, exposição, shows, rodeio, MotoCross, além de várias outras atividades.

O Presidente da Comissão Organizadora da FETEXAS, Homero Pavan Filho, destacou que mesmo com o orçamento apertado para este ano toda a equipe se empenhou bastante para o acontecimento da festa. "Pensamos em desistir. Mas o Dr. Sérgio disse na primeira reunião que a festa iria acontecer. Quero parabenizar a todas as pessoas envolvidas que não mediram esforços para o acontecimento da feira", enfatiza Homero Pavan.

A semana texana teve início com a Missa Texana na Catedral Diocesana e a eleição da Garota e Garoto Texana no Cine Teatro Iguaçu, ambos com a participação do prefeito Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, o Dr. Sérgio. "Quero parabenizar ao povo que compareceu na escolha da Garota Texana que arrecadou mais de 500 quilos de alimentos não perecíveis para o PROVOPAR", comenta o prefeito.

Abertura oficial

A solenidade oficial de abertura aconteceu na noite de quinta-feira, 11, no Centro de Eventos de Jacarezinho. Além do prefeito, Dr. Sérgio, também participaram o deputado federal Abelardo Lupion, o deputado estadual Pedro Lupion, prefeitos, vereadores e a comunidade jacarezinhense.

Durante a abertura foram realizadas homenagens. José Augusto Tobias foi o primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (ACIJA) na inauguração da FETEXAS. O atual presidente Laércio Taborda também recebeu homenagem por reatar a parceria com a Prefeitura de Jacarezinho, que estava esquecida nos últimos anos.

Rodeio

Mais de cinco mil pessoas por noite acompanharam na Arena de Rodeio João Cowboy a Etapa Copa Brahma Barretos. Além da premiação em dinheiro, oferece aos primeiros colocados à oportunidade de participar das etapas seguintes que selecionam os participantes da grande final em Barretos (SP). Equipes de resgate estiveram presentes em todos os dias e atenderam três peões que precisaram de atendimentos médicos.

O prefeito Dr. Sérgio e o Presidente da Comissão Organizadora, Homero Pavan, escolheram uma pessoa das arquibancadas para receber um chapéu, como símbolo do rodeio. "É uma grande emoção ver o Centro de Eventos lotado todos esses dias. Agradeço ao público de Jacarezinho e de todo o Norte Pioneiro pela presença", enfatizou o prefeito.

Cavalgada

Na manhã de domingo, 14, aconteceu a tradicional Cavalgada pelas principais ruas da cidade com mais de 500 cavaleiros e amazonas. Com início na Estação Ferroviária da Vila Setti até o Centro de Eventos. A comitiva Galera do Chapéu ficou em 1º lugar na categoria grupo e carruagem. O prefeito Dr. Sérgio e a primeira dama Silvia Scarpelini de Faria participaram de todo o percurso no trio elétrico.

MotoCross

A 4ª Etapa Norte Paranaense de MotoCross também esteve incluída durante as festividades da FETEXAS. No sábado, 13, houve o treino oficial nas categorias sênior 40, nacional até 250cc, Júnior, MX2, iniciante, sênior 35, Força Livre Nacional, MX Pró, Prata Nacional, Prata Especial e Força Livre Especial.

Na tarde de domingo, 14, houve as provas de todas as categorias. O público acompanhou todas as baterias da arquibancada e ao lado da pista, sempre animados em cada salto dos competidores. As provas foram marcadas por diversos acidentes, mas sempre com as equipes de socorro rápidas, os pilotos foram bem atendidos e encaminhados para avaliação sem nenhum ferimento grave.

Baile do Texas

A 55ª Edição do Baile do Texas aconteceu no recinto do Centro de Eventos. Na noite de sexta-feira, 12, a banda HillBilly Rawhide e Jair Supercap Show. Já no sábado foi à vez de Silvio Young e Jair SuperCap Show. "Estamos resgatando a história e tradição do baile que foi perdida nos últimos anos", enfatiza Homero Pavan.

Shows

A dupla João Bosco e Vinícius abriram a primeira noite com vários sucessos. Eles se conheceram em 1991 com 10 anos de idade cada, na cidade de Coxim. Dois anos mais tarde participaram de um Festival de Canção, como adversários, e terminaram empatados em segundo lugar.

Já na segunda noite o Trio Bravana subiu ao palco. Allan, Bruno e Thiago são amigos de infância na cidade de Americana (SP). O primeiro sucesso foi a música "Mãe to na balada" lançada no início de 2012.

No sábado a dupla Jad e Jefferson demonstraram os 20 anos de carreiras com músicas como "Eutrepsemia (Doença de gato), "Nóis capota mais num breca", "A turma do zóio roxo", "Saco de ouro", entre outras. No último dia festa o grupo Forfun destacou as músicas ligadas ao ritmo latinos, africanos e jamaicanos, mas tudo sem deixar de lado  contato com o rock.